Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMONTEIRO, G. P.
dc.contributor.authorCANIATO, F. F.
dc.contributor.authorHANADA, R. E.
dc.contributor.authorSILVA, G. F. da
dc.date.accessioned2022-03-17T16:01:38Z-
dc.date.available2022-03-17T16:01:38Z-
dc.date.created2022-03-17
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 1., 2022, Manaus. Anais [recurso eletrônico]: resumos expandidos. Manaus: EDUA, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140985-
dc.descriptionO tomateiro (Solanum lycopersicum L.) pertence à família Solanaceae e é originário da região andina, compreendendo Peru, Bolívia e Equador (1). É a hortaliça mais consumida no mundo, além de ser fonte de antioxidantes, como o licopeno (2;4). A produção do tomate pode ser comprometida por diversas doenças, entre estas, a murcha bacteriana causada por R. solanacearum, considerada uma das principais doenças que limitam a produtividade em regiões tropicais, principalmente no Amazonas (5). Neste contexto, a busca envolvendo a utilização de microrganismos antagonistas têm mostrado potencial quanto a sua utilização para o controle de doenças (7). E o controle biológico de fitopatógenos pode ocorrer por diferentes mecanismos, tais como a coprodução de antibióticos, o parasitismo, a competição pelo espaço físico e/ou a indução de resistência ao ataque de patógenos (3). Embora R. solanacearum seja um importante patógeno do tomateiro no Brasil, ainda é escassa a utilização de microrganismos antagonistas eficientes no controle desta doença (6). Portanto, esta pesquisa visou selecionar, identificar e avaliar in vitro e in planta bactérias antagonistas com potencial para desenvolvimento de bioinsumos que contribuam para o desenvolvimento agrícola sustentável.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleSeleção e aplicação da microbiota amazônica no desenvolvimento de soluções para controle de Ralstonia solanacearum em tomateiro (Solanum lycopersicum L.).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTomate
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.format.extent2p. 16.
riaa.ainfo.id1140985
riaa.ainfo.lastupdate2022-03-17
dc.contributor.institutionGERSIMAR PEREIRA MONTEIRO, INPA; FERNANDA FÁTIMA CANIATO, UFAM; ROGÉRIO E. HANADA, INPA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anais-SBUFAM-p16.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace