Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOUSA, T. F.
dc.contributor.authorSILVA, G. F. da
dc.date.accessioned2022-03-17T16:02:20Z-
dc.date.available2022-03-17T16:02:20Z-
dc.date.created2022-03-17
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 1., 2022, Manaus. Anais [recurso eletrônico]: resumos expandidos. Manaus: EDUA, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140989-
dc.descriptionRecentemente uma nova espécie de fungo denominada de Arcopilus amazonicus foi descrita por nosso grupo de pesquisa. Análises realizadas com o extrato desta espécie revelaram a produção majoritária de oosporeina, um importante metabólito relacionado ao controle biológico de insetos, além da detecção de possíveis novos análogos desta molécula (1). Tendo em vista esses resultados, o genoma completo de A. amazonicus foi obtido com o intuito de explorar o seu potencial biotecnológico para produção de metabólitos secundários via mineração genômica de clusters gênicos biossintéticos (BGCs). A combinação de técnicas genômicas em conjunto com análises de metabolômica fornece uma ferramenta poderosa para descoberta de vias de biossíntese de moléculas novas ou já conhecidas (2). Um exemplo disso é a descoberta do BGC ucs (genes: ucsA-M) responsável pela produção de UCS1025a, onde uma nova estratégia biossintética para construção de anéis semelhantes a alcalóides foi descrita utilizando essa abordagem (3). UCS1025a é um metabólito elucidado pela primeira vez no ano 2000 isolado de Acremonium sp. KY4917 com potentes propriedades antibióticas contra uma ampla gama de patógenos humanos e atividade antiproliferativa contra quatro linhagens de células tumorais (4). Durante a mineração genômica de A. amazonicus nós detectamos um BGC que apresenta alta similaridade com o cluster ucs, no entanto, não foi possível detectar este metabólito nos extratos produzidos em condições de laboratório. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar in silico o BGC do putativo cluster para produção de UCS1025a em A. amazonicus por meio de caracterização dos seus genes de biossíntese e fatores de transcrição.
dc.languagePortugues
dc.language.isopt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArcopilus amazonicus
dc.titleAnálise de Clusters Gênicos Biossintéticos (BGCS) em Arcopilus amazonicus revela potencial para produção de UCS1025A, um metabólito com propriedades antibióticas e antitumorais.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroInseto
dc.format.extent2p. 22.
riaa.ainfo.id1140989
riaa.ainfo.lastupdate2022-03-17
dc.contributor.institutionTHIAGO FERNANDES SOUSA, Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, UFAM; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anais-SBUFAM-p22.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace