Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140990
Título: Bacillus sp. MAD 142 isolado de sedimentos do Rio Madeira como potencial agente de biocontrole de diferentes fitopatógenos.
Autoria: COSTA, G. V. da
QUEIROZ, C. A. de
SOUSA, T. F.
SILVA, G. F. da
Afiliação: GERODES VASCONCELOS DA COSTA, Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido, INPA; CLAUDIA AFRAS DE QUEIROZ, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, UFAM; THIAGO FERNANDES SOUSA, Bolsista CPAA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 1., 2022, Manaus. Anais [recurso eletrônico]: resumos expandidos. Manaus: EDUA, 2022.
Páginas: p. 23.
Conteúdo: O uso de microrganismos com atividades antagônicas no controle biológico tem se tornado uma alternativa promissora contra doenças de plantas (1). Recentemente, bactérias do gênero Bacillus tem chamado a atenção na busca por novos agentes de biocontrole por serem microrganismos com capacidade de produzir uma ampla gama de compostos bioativos como peptídeos, lipopeptídeos não sintetizados ribossomicamente, policetídeos, bacteriocinas e sideróforos que tem efeito antagonistas contra ampla gama de fitopatógenos e promover crescimento em plantas (2,3,4,5). O presente estudo mostra o potencial antagonista e para o desenvolvimento de bioinoculante de Bacillus sp. isolado MAD 142 obtido de sedimentos do Rio Madeira no controle de fitopatógenos in vitro.
Thesagro: Controle Biológico
Doença de Planta
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anais-SBUFAM-p23.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace