Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCASTRO, G. dos S.
dc.contributor.authorCAMPOS, C. C. B.
dc.contributor.authorFARIA, J. V.
dc.contributor.authorKOOLEN, H. H. F.
dc.contributor.authorSOUSA, T. F.
dc.contributor.authorSILVA, G. F. da
dc.date.accessioned2022-03-17T16:03:15Z-
dc.date.available2022-03-17T16:03:15Z-
dc.date.created2022-03-17
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 1., 2022, Manaus. Anais [recurso eletrônico]: resumos expandidos. Manaus: EDUA, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140995-
dc.descriptionRhizoctonia solani é um fungo necrotrófico presente no solo que causa danos a uma ampla gama de culturas economicamente importantes. Segundo o Fungal Database, este patógeno já foi reportado em mais de 1500 espécies de plantas (1). Em relação a este fungo, existe uma considerável diversidade morfológicas, marcadores bioquímicos e moleculares, bem como patogenicidade e agressividade entre os membros desta espécie, o que permitiu sua classificação em 14 grupos somaticamente incompatíveis, também denominados grupos de anastomose (AGs). O manejo eficaz do patógeno envolve a adoção de diversas medidas de controle, como o uso de sementes limpas e certificadas, preparo do solo para redução da carga de inóculo, rotação com cultura não hospedeira, uso de tratamentos de sementes com fungicidas (2). Como alternativa aos agroquímicos, o uso de biocontroladores é uma opção de manejo com inúmeras vantagens ambientais. Entre os fungos utilizados em biocontrole destacam-se as espécies de Trichoderma que possuem grande importância econômica dentro da agricultura, sendo eficazes contra a proliferação de inúmeros fitopatógenos (2). Esses microrganismos são comumente usados como agentes de biocontrole, com mais de 250 biofungicidas comerciais à base de Trichoderma registrados em todo o mundo, além de estimular o crescimento de plantas ajudando na absorção de nutrientes (3). Com base neste cenário, este trabalho teve como objetivo realizar a identificação molecular e avaliar o potencial antagonista do isolado de Trichoderma (MMSRG-85) contra Rhizoctonia solani.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAntagonismo in vitro de isolados de Trichoderma contra Rhizoctonia solani.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFungo
dc.format.extent2p. 35.
riaa.ainfo.id1140995
riaa.ainfo.lastupdate2022-03-17
dc.contributor.institutionGLEUCINEI DOS SANTOS CASTRO, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, UEA; CAIO CÉZAR BARBOSA CAMPOS, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, UFAM; JÉSSICA VENÂNCIA FARIA, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, UEA; HECTOR H. F. KOOLEN; THIAGO FERNANDES SOUSA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anais-SBUFAM-p35.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace