Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1142172
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALVES, M. E. B.
dc.date.accessioned2022-04-13T05:02:15Z-
dc.date.available2022-04-13T05:02:15Z-
dc.date.created2022-04-12
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: SILVEIRA, S. V. da; PROTAS, J. F. da S. (ed.). Vinhos finos da região da Campanha gaúcha: tecnologias para a vitivinicultura e para a estruturação de Indicação Geográfica. Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, dez. p. 197-214, 2021. (Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 130).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1142172-
dc.descriptionOs diversos setores produtivos vinculados ao agronegócio são dependentes do conhecimento de variáveis meteorológicas. Em especial para a viticultura, as condições climáticas são parâmetros importantes na escolha de determinada região para esta atividade pois influenciam, direta e indiretamente, na produtividade e na qualidade final das uvas produzidas. Identificar as condições que oferecem riscos, bem como aquelas que favorecem e potencializam a produção e a qualidade dos frutos, auxilia na escolha da área e das variedades a serem cultivadas. Uma vez estabelecido o vinhedo, este conhecimento vem auxiliar no manejo e condução do mesmo. No caso da região da Campanha Gaúcha, o potencial climático para a atividade vitivinícola é um dos principais fatores motivadores de novos investimentos. Esta região caracteriza-se por ser a região vitivinícola mais quente das encontradas no Sul do Brasil, apresentando também a menor precipitação pluviométrica média anual, características que propiciam maiores amplitudes térmicas, fator que, normalmente, favorece a maturação e, por sua vez, a qualidade das uvas viníferas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProdução vitícola
dc.subjectCampanha Gaúcha
dc.titlePotencial e riscos climáticos para a produção vitícola na região da Campanha Gaúcha.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroClima
dc.subject.thesagroRisco Climático
dc.subject.thesagroProdução
dc.description.notesCapítulo 8
dc.format.extent217 p.
riaa.ainfo.id1142172
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-12
dc.contributor.institutionMARIA EMILIA BORGES ALVES, CPAC.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DOc-130-online-Cap8.pdf35.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace