Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1144854
Título: Adoção da cultivar BRS Pará no Amazonas: um estudo exploratório da expansão de açaizais com tecnologia agropecuária disponibilizada pela Embrapa.
Autoria: CASTRO, A. F. de
SANTOS, A. C. dos
SILVA, L. de J. de S.
MENEGHETTI, G. A.
LOPES, R.
Afiliação: ALEXANDRE FEITOSA DE CASTRO, UNIP; ALESSANDRO CARVALHO DOS SANTOS, UFAM; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPAA; GILMAR ANTONIO MENEGHETTI, CPAA; RICARDO LOPES, CPAA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SILVA, L. de J. de S.; MENEGHETTI, G. A.; PINHEIRO, J. O. C. (ed.). O despertar para a ciência: contribuições dos alunos de iniciação científica para a pesquisa socioeconômica na Amazônia. Brasília, DF: Embrapa, 2022.
Páginas: p. 17-41.
Conteúdo: O estudo apresentado neste capítulo é resultado da pesquisa de iniciação científica desenvolvida na Embrapa Amazônia Ocidental. Ele apresenta um levantamento inicial da adoção da tecnologia agropecuária para cultura do açaí: a cultivar BRS Pará. A cultivar BRS Pará foi lançada em 2004 pela Embrapa Amazônia Oriental depois de mais de 2 décadas de pesquisa. Essa cultivar é da espécie Euterpe oleracea, que predomina na Amazônia Oriental e difere em várias características da espécie Euterpe precatoria, que ocorre em populações naturais no estado do Amazonas e é explorada principalmente de forma extrativista, embora sejam encontrados também pequenos plantios comerciais. A BRS Pará representa grande oportunidade para a expansão dos plantios de açaizeiro com alta produtividade, precocidade na produção de frutos, menor taxa de crescimento em altura, o que melhora a eficiência e reduz custos e perdas na colheita dos cachos e também com maior previsibilidade de produção quando comparada ao extrativismo. Para alcançar o objetivo de identificar a expansão do cultivo da 'BRS Pará' em território amazonense, adotou-se a pesquisa exploratória, pela pouca disponibilidade de informações, pois até então não havia nenhum levantamento que identificasse a quantidade de área, municípios e agricultores que adotaram a cultivar BRS Pará. Cabe, porém, ressaltar que se trata de um estudo preliminar e, dadas as limitações de tempo e recursos, não pode ser considerado como censo da área plantada com a cultivar no Amazonas, porém demonstra que ela está sendo adotada pelos agricultores nos plantios de açaizeiro no estado e que os produtores estão em busca de tecnologias que resultem em cultivos mais produtivos e rentáveis.
Thesagro: Açaí
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro-bolsista-final-atual-p17.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace