Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorERAZO, R. de L.
dc.contributor.authorSILVA, C. A. da
dc.contributor.authorFRAXE, T. de J. P.
dc.contributor.authorSILVA, L. de J. de S.
dc.contributor.authorSANTOS, A. C. dos
dc.date.accessioned2022-08-01T13:21:14Z-
dc.date.available2022-08-01T13:21:14Z-
dc.date.created2022-08-01
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBrazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 31084-31103, Apr. 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145064-
dc.descriptionA Amazônia é uma região onde a agricultura familiar se manifesta das mais diferentes formas. A diversidade social presente na agricultura familiar amazônica exige uma análise cada vez mais aprofundada para sua melhor compreensão. Nas áreas agrícolas do estado do Amazonas, há diversas estruturas e relações sociais de produção. O lago Janauacá, dividido pelos municípios de Careiro Castanho e Manaquiri, possui uma dinâmica específica, marcada pela predominância da produção de mandioca e pelas diversas "casas de farinha flutuantes". Neste estudo, deu-se destaque para a origem das "casas de farinha flutuantes". O método empregado foi o estudo de caso. As unidades de análise deste estudo foram as "casas de farinha flutuantes", onde ocorre o beneficiamento da mandioca para a produção de farinha e goma. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados foi realizada em 7 "casas de farinha flutuantes" durante o mês de novembro de 2021, combinando perguntas abertas e fechadas, somando ao todo 57 questões. A dinâmica fluvial é parte integrante da vida e da cultura dos moradores de Janauacá, assim as suas formas de reprodução socioeconômica refletem a influência direta do regime das águas, conduzindo a respostas adaptativas destinadas a superar os desafios apresentados pelas transformações sazonais do ambiente. A escolha entre a fabricação de farinha próximo aos locais de produção ou a extração da goma em "casas de farinha flutuantes" pode estar relacionada com limitações de acesso a áreas para cultivo e processamento em terra-firme. Desse modo, pode-se considerar que a opção das famílias de Janauacá por produzir e comercializar a goma, ao invés da farinha representa uma escolha racional que visa aumentar a rentabilidade do trabalho familiar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRuralidade
dc.subjectSocioeconomia
dc.subjectFamily agriculture
dc.titleEtnoengenharia: a origem e as características das "casas de farinha flutuantes" na Amazônia Ocidental brasileira.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.description.notesTítulo em inglês: Ethnoengineering: origin and characteristics of "floating flour houses" in the brazilian Western Amazon.
riaa.ainfo.id1145064
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-01
dc.identifier.doi10.34117/bjdv8n4-544
dc.contributor.institutionRAFAEL DE LIMA ERAZO, SEDUC/AM; CARLOS AUGUSTO DA SILVA, UFAM; THEREZINHA DE JESUS PINTO FRAXE, UFAM; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPAA; ALESSANDRO CARVALHO DOS SANTOS, UFAM.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
47127-117813-1-PB.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace