Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145064
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorERAZO, R. de L.
dc.contributor.authorSILVA, C. A. da
dc.contributor.authorFRAXE, T. de J. P.
dc.contributor.authorSILVA, L. de J. de S.
dc.contributor.authorSANTOS, A. C. dos
dc.date.accessioned2022-08-01T13:21:14Z-
dc.date.available2022-08-01T13:21:14Z-
dc.date.created2022-08-01
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBrazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 31084-31103, Apr. 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145064-
dc.descriptionA Amazônia é uma região onde a agricultura familiar se manifesta das mais diferentes formas. A diversidade social presente na agricultura familiar amazônica exige uma análise cada vez mais aprofundada para sua melhor compreensão. Nas áreas agrícolas do estado do Amazonas, há diversas estruturas e relações sociais de produção. O lago Janauacá, dividido pelos municípios de Careiro Castanho e Manaquiri, possui uma dinâmica específica, marcada pela predominância da produção de mandioca e pelas diversas "casas de farinha flutuantes". Neste estudo, deu-se destaque para a origem das "casas de farinha flutuantes". O método empregado foi o estudo de caso. As unidades de análise deste estudo foram as "casas de farinha flutuantes", onde ocorre o beneficiamento da mandioca para a produção de farinha e goma. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados foi realizada em 7 "casas de farinha flutuantes" durante o mês de novembro de 2021, combinando perguntas abertas e fechadas, somando ao todo 57 questões. A dinâmica fluvial é parte integrante da vida e da cultura dos moradores de Janauacá, assim as suas formas de reprodução socioeconômica refletem a influência direta do regime das águas, conduzindo a respostas adaptativas destinadas a superar os desafios apresentados pelas transformações sazonais do ambiente. A escolha entre a fabricação de farinha próximo aos locais de produção ou a extração da goma em "casas de farinha flutuantes" pode estar relacionada com limitações de acesso a áreas para cultivo e processamento em terra-firme. Desse modo, pode-se considerar que a opção das famílias de Janauacá por produzir e comercializar a goma, ao invés da farinha representa uma escolha racional que visa aumentar a rentabilidade do trabalho familiar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRuralidade
dc.subjectSocioeconomia
dc.subjectFamily agriculture
dc.titleEtnoengenharia: a origem e as características das "casas de farinha flutuantes" na Amazônia Ocidental brasileira.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.description.notesTítulo em inglês: Ethnoengineering: origin and characteristics of "floating flour houses" in the brazilian Western Amazon.
riaa.ainfo.id1145064
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-01
dc.identifier.doi10.34117/bjdv8n4-544
dc.contributor.institutionRAFAEL DE LIMA ERAZO, SEDUC/AM; CARLOS AUGUSTO DA SILVA, UFAM; THEREZINHA DE JESUS PINTO FRAXE, UFAM; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPAA; ALESSANDRO CARVALHO DOS SANTOS, UFAM.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
47127-117813-1-PB.pdf1.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace