Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145540
Título: Caracterização genética de cepas de Corynebacterium pseudotuberculosis pertencentes à coleção de microrganimos patogênicos a caprinos e ovinos.
Autoria: SOUSA, N. P.
MONTEIRO, J. P.
FACCIOLI-MARTINS, P. Y.
Afiliação: NIRLIR PLÁCIDO SOUSA; JOMAR PATRICIO MONTEIRO, CNPC; PATRICIA YOSHIDA FACCIOLI-MARTINS, CNPC.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA CAPRINOS E OVINOS, 10., 2021, Sobral. Anais... Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2022. p. 43-44.
Conteúdo: Corynebacterium pseudotuberculosis é o agente causador da Linfadenite Caseosa (LC), uma doença muito contagiosa, crônica que afeta os ovinos e os caprinos. A LC causa muito transtornos aos produtores, devido não apenas à patogenicidade da infecção bacteriana que leva a formação de abscessos em linfonodos superficiais, internos e em órgãos, como também a sua facilidade de disseminar para todo o rebanho. C. pseudotuberculosis é uma bactéria gram-positiva, que possui dois biovares, Equi e Ovis. Essa classificação é dependente da sua capacidade ou não de reduzir o nitrato em nitrito. Além disso, essa classificação distingue o tipo de hospedeiro de origem (equinos ou pequenos ruminantes) e também aponta a forma de como o patógeno sobrevive no meio ambiente. Portanto, é importante que na rotina de um laboratório, as bactérias sejam isoladas, caracterizadas e identificadas por aspectos morfológicos e bioquímicos.
Thesagro: Corynebacterium Pseudotuberculosis
Microbiologia
Palavras-chave: Biovar
Caracterização fenotípica
Caracterização genética
PCR
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPC-2022-Art32.pdf180,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace