Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAMPOS, A. D.
dc.contributor.authorSONÊGO, O. R.
dc.contributor.authorGOMES, C. B.
dc.contributor.authorGARRIDO, L. da R.
dc.contributor.authorRODRIGUES, A. C.
dc.date.accessioned2022-08-23T17:19:38Z-
dc.date.available2022-08-23T17:19:38Z-
dc.date.created2022-08-23
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Anais... Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável. Vitória: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145678-
dc.descriptionA importância dos açúcares para a planta é grande. Além de estar presente na maioria das funções metabólicas, agem na proteção da planta contra o frio excessivo (AZCON-BIETO e TALON, 1996). Supõe-se que os açúcares agem de duas maneiras: através de efeito osmótico, diminuindo a quantidade de gelo formado no vacúolo das células e de forma indireta, transformando-se em outras substâncias, que exercem também uma função protetora (SABIO, 2008). A filoxera Daktulosphaira vitifoliae é um pulgão que se alimenta da parte aérea e das raízes da videira Vitis vinifera. Os maiores prejuízos são observados quando o inseto se alimenta nas raízes (forma radícola) de plantas cultivadas como pé-franco (BOTTOM et al. 2004). O dano direto para a planta, que está relacionado à filoxera é a injeção de saliva durante a alimentação. Esta saliva da filoxera contém substâncias que alteram o metabolismo da planta e levam a formação de inchações nos sítios de alimentação (FORNECK et al., 2002). As raízes se expandem e se fendem limitando a capacidade de absorção de água e nutrientes. O dano indireto é causado por agentes patógênicos que invadem as raízes via filoxera nos sítios de alimentação e resultam em infecções e eventual morte da videira. Ocorre também a redução da resistência da planta ao estresse ambiental e ao ataque de outros patógenos, uma vez que a sua capacidade de resposta metabólica fica alterada (OMER et al., 1999, TOGORES, 2006).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGemas vegetativas
dc.subjectVideira
dc.subjectVideiras parasitadas
dc.subjectFiloxera Daktulosphaira vitifoliae
dc.subjectRaízes da videira Vitis vinifera
dc.titleAlterações no metabolismo de açúcares das gemas vegetativas de videiras parasitadas por filoxera radícola ou apresentando sintomas de escurecimento da casca.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPulgão
riaa.ainfo.id1145678
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-23
dc.contributor.institutionANGELA DINIZ CAMPOS, CPACT; OLAVO ROBERTO SONÊGO, CNPUV; CESAR BAUER GOMES, CPACT; LUCAS DA RESSURREICAO GARRIDO, CNPUV; ALEXANDRE COUTO RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID19009.pdf558,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace