Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145985
Título: Avaliação da produção de embriões bovinos utilizando o sêmen sexado e convencional.
Autoria: GREGIANINI, J. T. F.
CARNEIRO JUNIOR, J. M.
GREGIANINI, H. A. G.
PINHEIRO, A. K.
RANUCCI, R. C.
Afiliação: JENNIFER TEODORO FERREIRA GREGIANINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; HELTON APARECIDO GARCIA GREGIANINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; ANTÔNIA KAYLYANNE PINHEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; RAFAEL CARNEIRO RANUCCI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 4., 2021, Rio Branco, AC. Atividades agropecuária e florestal para o desenvolvimento sustentável da Amazônia: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2022. Pôster.
Páginas: p. 129-133.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência da utilização de sêmen convencional e sexado e diferentes protocolos na produção in vitro de embriões no Acre. Foram utilizados dados de aspiração de 3.542 vacas, entre 2013 e 2016, fornecidos pela empresa In Vitro Acre. As etapas de produção in vitro de embriões, maturação in vivo, fertilização e cultivo in vitro foram realizadas no laboratório. A comparação da eficiência na clivagem e produção de embriões foi realizada por meio do uso de sêmen convencional e sexado. Avaliou-se ainda o efeito do tipo de protocolo Percoll 90%, Percoll 75% e Lavagem. Foram analisadas as variáveis número de oócitos clivados por vaca, número de embriões produzidos por vaca, porcentagem de embriões produzidos por cultivo in vivo, porcentagem de embriões produzidos por oócitos viáveis e porcentagem de embriões produzidos por oócitos clivados. Foi realizado o PROC GLM do SAS para verificação de diferenças significativas seguido pelo teste de Tukey quando necessário. Verificou-se que a utilização do sêmen sexado conduziu à menor eficiência no processo de produção de embriões, sendo significativas todas as diferenças entre as médias das variáveis em estudo. Observou-se superioridade dos métodos Percoll 90% e Lavagem em relação ao método Percoll 75%. Conclui-se que a produção in vitro de embriões é maior quando se utiliza sêmen convencional comparado ao sexado; e os métodos Percoll 90% e Lavagem conduziram à maior eficiência em relação ao método Percoll 75%, entretanto, esse fato se deve à menor eficiência do sêmen sexado.
Thesagro: Gado de Corte
Gado Nelore
Gado Brahma
Cultura In Vitro
Cultura de Embrião
Produção
NAL Thesaurus: Embryo culture
Beef cattle
Nellore
Brahman
Senepol
In vitro fertilization
Palavras-chave: Amazonia Occidental
Fertilização
Sexagem espermática
Ganado de carne
Fertilización in vitro
Cultivo de embriones
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Série: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 4).
Notas: Editores técnicos: Rodrigo Souza Santos; Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27354.pdf207,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace