Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145986
Título: Desempenho produtivo do milho em resposta às adubações nitrogenada e potássica em cobertura no Acre.
Autoria: SILVA, J. de F.
OLIVEIRA, T. K. de
SILVA, G. C.
LIMA, M.
OLIVEIRA, G. B. da S.
Afiliação: JESSÉ DE FRANÇA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; GEISY CAVALCANTE SILVA; MALENA LIMA; GIORDANO BRUNO DA SILVA OLIVEIRA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 4., 2021, Rio Branco, AC. Atividades agropecuária e florestal para o desenvolvimento sustentável da Amazônia: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2022. Pôster.
Páginas: p. 135-144.
Conteúdo: Apesar do aumento da demanda e da área cultivada com milho nos últimos anos, o rendimento da cultura ainda é baixo no Acre. O baixo aporte tecnológico nos cultivos e o uso reduzido de estratégias direcionadas ao manejo da fertilidade e conservação dos solos, além do elevado preço dos insumos, figuram dentre os principais fatores que contribuem para o baixo desenvolvimento da cadeia produtiva do milho no estado. O presente estudo objetivou avaliar o desempenho produtivo do milho em resposta às adubações nitrogenada e potássica aplicadas em cobertura, sob preparo convencional do solo. O experimento foi conduzido em Senador Guiomard, Acre, em delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 5, sendo dois níveis de adubação potássica (0 kg ha-1 e 60 kg ha-1 de K2O) e cinco doses de nitrogênio (0 kg ha-1, 50 kg ha-1, 100 kg ha-1, 150 kg ha-1 e 200 kg ha-1), aplicados em cobertura. Foram avaliados a altura de plantas, altura de inserção de espigas, índice de espiga, estande final, massa de grãos por espiga e produtividade. Com exceção da massa de grãos por espigas e produtividade, as demais variáveis não foram influenciadas pelas adubações nitrogenada e potássica realizadas em cobertura. A massa de grãos por espiga apresentou resposta linear à adição de N. Para produtividade, verificou-se ajuste quadrático à adubação nitrogenada, de modo que o maior rendimento foi de 6.551,5 kg ha-1, ao utilizar a dose de 157,2 kg de N ha-1. A adubação nitrogenada em cobertura promove aumento da massa de grãos por espiga e da produtividade do milho.
Thesagro: Milho
Zea Mays
Adubação
Fertilizante Nitrogenado
Fertilizante Potássico
Rendimento
NAL Thesaurus: Corn
Phosphorus fertilizers
Potassium fertilizers
Crop yield
Palavras-chave: Maíz
Fertilizantes fosforados
Fertilizantes potásicos
Rendimiento de los cultivos
Fazenda Água Bela
Senador Guiomard (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Série: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 4).
Notas: Editores técnicos: Rodrigo Souza Santos; Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27355.pdf435,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace