Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146211
Título: Manejo da indução de brotação de macieiras "gala" na região de Vacaria, RS.
Autoria: HAWERROTH, M. C.
HAWERROTH, F. J.
PAIM, L. S.
WUNDRAK, R.
MAUTA, D. de S.
GARGIONI, E. D.
Afiliação: MARAISA CRESTANI HAWERROTH, INNOVEAGRO PESQUISA E CONSULTORIA AGRONÔMICA; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; LEONARDO SOLDATELLI PAIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; REGINA WUNDRAK, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; DANYELLE DE SOUZA MAUTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; EDUARDA DORIGATTI GARGIONI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 17., 2022, Florianópolis, SC. Anais... + Ciência + Saúde. Florianópolis, SC: Epagri, 25 a 29 abril de 2022.
Páginas: p. 413-415.
Conteúdo: A utilização de indutores de brotação é uma prática indispensável no manejo da macieira nas condições climáticas das principais regiões produtoras do Brasil no intuito de minimizar os efeitos do insuficiente acúmulo de frio hibernal sob a capacidade produtiva dos pomares. A cianamida hidrogenada em combinação ao óleo mineral tem sido a principal estratégia para indução da brotação de gemas de macieiras dos grupos Gala e Fuji no Brasil. Além disso, tem sido obtidos resultados positivos no manejo da indução de brotação de gemas pelo uso de bioestimulantes, sobretudo em programas de aplicação sequencial de indutores de brotação. Para tanto, a realização do presente ensaio experimental teve por objetivo avaliar a eficiência de diferentes manejos para a indução de brotação de macieiras ?Gala? cv. Baigent, em Vacaria-RS, no ciclo de cultivo 2020/2021.
Palavras-chave: Macieira
Maçã Gala
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413Enfruteanais2022.pdf227,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace