Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146282
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, G. de P.
dc.contributor.authorFERREIRA, R. R. M.
dc.contributor.authorTOSTO, S. G.
dc.date.accessioned2022-09-09T12:06:24Z-
dc.date.available2022-09-09T12:06:24Z-
dc.date.created2022-09-09
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146282-
dc.descriptionRESUMO: Os serviços ecossistêmicos relacionados ao manejo e à conservação do solo e da água têm recebido especial atenção por parte de gestores ambientais, que, diante das dificuldades tanto orçamentárias quanto empíricas, buscam estabelecer meios de preservação para tais recursos. Assim, tem adquirido fundamental importância entender quais são os impactos negativos e positivos da alteração do uso e da cobertura da terra, a partir da adoção de práticas de produção agropecuárias para a conservação do solo. Para compreender a importância da adoção de práticas conservacionistas no manejo do solo e em bacias hidrográficas na Amazônia, este estudo teve como objetivo estimar a perda de solo e o índice de tempo de vida do solo usando o software InVEST (módulo SDR) e o método ITVS na área de estudo, a Bacia Hidrográfica do Rio Iquiri (Ituxi), em Acrelândia-AC, a partir do cenário atual de uso e cobertura da terra. Com área de 24.612 hectares, a bacia tem como principal ocupação territorial o município de Acrelândia, no estado do Acre. As maiores perdas de solos são decorrentes das lavouras perenes (13,09 Mg ha-1 ano-1 ) e temporárias (7,35 Mg ha-1 ano-1 ), que causam grandes perdas e baixos tempos de vida do solo em usos, chegando ao mínimo de 174 anos e ao máximo de 1.136 anos de vida
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeotecnologia
dc.subjectServiços ambientais
dc.subjectUso e cobertura da terra
dc.titleEstimativa da perda de solo e do Índice de Tempo de Vida do Solo (ITVS) para diferentes usos e ocupações da terra na área de estudo da bacia do rio Iquiri (Ituxi)-AC.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroErosão do Solo
dc.description.notesEvento online. CIIC 2022. Nº 22502.
dc.format.extent2p. 1-12.
riaa.ainfo.id1146282
riaa.ainfo.lastupdate2022-09-09
dc.contributor.institutionGABRIEL DE PAULA RODRIGUES, BOLSISTA CNPM; ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
6056.pdf849.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace