Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146287
Título: Zoneamento territorial de áreas favoráveis ao melhor desenvolvimento de Diachasmimorpha longicaudata.
Autoria: PEREIRA, C. C.
MINGOTI, R.
MARINHO-PRADO, J. S.
PARANHOS, B. A. G.
PESSOA, M. C. P. Y.
Afiliação: CAUÊ CHAVES PEREIRA, CNPq; RAFAEL MINGOTI, CNPM; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico, 2022.
Páginas: p. 1-10.
Conteúdo: RESUMO: Diachasmimorpha longicaudata (Ashmead, 1905) (Hymenoptera: Braconidae) é um parasitoide muito utilizado no controle de moscas-das-frutas dos gêneros Bactrocera, Ceratitis e Anastrepha, entre elas a espécie exótica Anastrepha curvicauda (Gerstaecker, 1860) (Diptera: Tephritidae), que é uma das principais pragas do cultivo de mamão no exterior, além de haver evidências de ataques a outros cultivos, incluindo manga. O Brasil é o segundo produtor mundial de mamão e tem A. curvicauda como uma de suas pragas quarentenárias ausentes (PQA). Essa PQA está presente na América do Norte (Flórida peninsular, Sul do Texas e México), América Central e Caribe, assim como na América do Sul, e demanda estratégias preventivas. O objetivo deste trabalho foi fazer o zoneamento territorial de áreas brasileiras favoráveis ao melhor desenvolvimento do parasitoide D. longicaudata para o controle de A. curvicauda a partir da identificação de áreas aptas à PQA, detectadas por modelagem de nicho ecológico GARP/OpenModeller. Como fatores abióticos favoráveis ao parasitoide foram consideradas temperaturas médias de 21 a 28 ºC e umidade relativa de 50 a 70%. Informações climáticas (período de 1961 a 2018 - BDPA/INMET) foram consideradas. Também foi usado o zoneamento de áreas aptas para A. curvicauda em mamão ou manga no Brasil e de locais nacionais com as fruteiras alvo (IBGE). A partir do zoneamento final, foi observada favorabilidade ao uso do parasitoide no controle da PQA em todas as regiões do Brasil, ocorrendo em 147 microrregiões pertencentes a 16 unidades da Federação. Os resultados apoiam estratégias preventivas de controle da PQA A. curvicauda
Thesagro: Controle Biológico
Praga Quarentenária
Sistema de Informação Geográfica
Palavras-chave: Defesa fitossanitária
ISBN: 978-65-88414-07-1
Notas: Evento online. CIIC 2022. Nº 22501.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
zAA-Marinho-PradoJS-et-al-CIIC-2022.pdf729,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace