Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146295
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGRANDO, V. B.
dc.contributor.authorNOGUEIRA JUNIOR, L. R.
dc.contributor.authorTOSTO, S. G.
dc.contributor.authorMENDES, A. M.
dc.contributor.authorFERREIRA, R. R. M.
dc.date.accessioned2022-09-09T13:06:21Z-
dc.date.available2022-09-09T13:06:21Z-
dc.date.created2022-09-09
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146295-
dc.descriptionRESUMO: A conversão de áreas florestais em áreas de produção agropecuária é fator crucial no balanço das emissões atmosféricas de CO2. A área de estudo, o município de Apuí/AM, ocupa a 10ª posição entre os municípios com maiores taxas de desmatamento na Amazônia. O objetivo deste estudo foi espacializar o carbono acumulado na biomassa vegetal e no solo nas diversas classes de uso e cobertura da terra na Bacia Hidrográfica do Rio Dourado. Dos 22.240 ha da área de estudo, 57,8% apresenta cobertura florestal (florestas primárias e secundárias e sistemas integrados) e 42,2 % não apresenta cobertura florestal (pastagens, lavouras e outros usos). Para estimar o estoque de carbono, foi utilizado o software Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs (InVEST). Os dados de carbono nos compartimentos biomassa viva acima do solo, biomassa viva abaixo do solo, biomassa morta e na camada de 0,30 cm do solo para as diferentes classes de uso e cobertura da terra foram selecionados na literatura científica. Foram estimados 3.328.363 Mg de carbono na área de estudo, dos quais 86,44% estão nas áreas com cobertura florestal e 13,56%, nas áreas sem cobertura florestal. Esses resultados demonstram o efeito das alterações no uso e cobertura da terra sobre o estoque de carbono em bacia hidrográfica e os possíveis impactos nos serviços ecossistêmicos, e podem ajudar os tomadores de decisão (proprietários rurais, técnicos de assistência rural e governantes) a entenderem a necessidade de estabelecer sistemas de produção sustentáveis e políticas públicas para conservação dos remanescentes florestais e mitigação das mudanças climáticas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectMudanças climáticas
dc.subjectSoftware InVEST
dc.subjectUso e cobertura da terra
dc.titleEspacialização do estoque de carbono na bacia hidrográfica do Rio Dourado em Apuí/AM.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMicrobacia
dc.subject.nalthesaurusAmazonia
dc.description.notesEvento online. CIIC 2022. Nº 22508.
dc.format.extent2p. 1-12.
riaa.ainfo.id1146295
riaa.ainfo.lastupdate2022-09-09
dc.contributor.institutionVINÍCIUS BUDART GRANDO, BOLSISTA CNPM; LAURO RODRIGUES NOGUEIRA JUNIOR, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; ANGELO MANSUR MENDES, CNPM; ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CNPM.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
6062.pdf1.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace