Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146615
Título: Análise fitopatologica de sementes de soja em diferentes sistemas de plantio direto com incidência do apodrecimento de grãos e vagens de soja (AVG).
Autoria: WRUCK, D. S. M.
WRUCK, F. J.
BOTELHO, S. de C. C.
CARVALHO, K. V. P. de
RISPOLI, A. C.
FIORINI, T. M.
FERRARI, G. H.
CLAMER, E. L. B.
GIMENEZ, J. E. D.
SERAFIM, R. C.
Afiliação: DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; KHADIJA VITORIA PALHAO DE CARVALHO, Unifasipe; ARTHUR CARLOTA RISPOLI, Unifasipe; TAMARA MATTE FIORINI, Unifasipe; GUSTAVO HENRIQUE FERRARI, Unifasipe; EMILLY LUIZA BORGES CLAMER, UNIFASIPE; JHÉSSICA EDUARDA DRUCZKOWSKI GIMENEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; RENAN CESAR SERAFIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 6.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 11., 2022. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2022. p. 8.
Conteúdo: Nas últimas safras tem se observado a ocorrência de apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja em especial na região do médio-norte do estado de Mato Grosso, desde a safra 2019/2020. O problema causa redução significativa de produtividade em lavouras com alto potencial produtivo, principalmente nas primeiras semeaduras. O fenômeno é caracterizado pelo apodrecimento de grãos e vagens que podendo ocorrer em toda a planta, mas com maior intensidade no terço médio inferior. O sintoma se inicia na fase final de enchimento de grãos, próximo à maturação fisiológica, causando redução de produtividade de até 30% e perda da qualidade de grão. Esse trabalho teve como objetivo analisar as sementes provenientes de diferentes sistemas de plantio direto, com incidência de AVG, na Fazenda Santana, em Sorriso, MT. A cultivar utilizada foi a Bonus e os tratamentos consistiram em: 1-Soja/milho; 2-Soja/Milho+Brachiaria ruziziensis; 3-Soja /Milho+B. ruziziensis+Crotalaria spectabilis; 4-Soja/Sorgo BRS Ponta Negra+C. spectabilis; 5-Soja/Sorgo granífero BRS 373+estilosantes BRS Bela; Soja/B. ruziziensis+C. spectabilis; 7- Soja/Sêxtuplo BioMax (B. ruziziensis+Gergelim BRS Anahí+C. spectabilis+Níger+Nabo forrageiro+Trigo mourisco), dispostos em 4 blocos ao acaso. As sementes foram analisadas pelo método do papel de filtro, onde 400 sementes de cada tratamento foram distribuídas em caixas ?gerbox?, contendo quatro folhas de papel de filtro, previamente esterilizadas e umidecidas, após incubação por 7 dias à temperatura de 22oC, foram avaliadas. A incidência de Cercospora kikuchii foi muito baixa nos tratamentos 2, 6 e 7 não diferindo entre si, o tratamento 1 apresentou maior incidência, se diferenciando dos demais tratamentos. O fungo Phomopsis sp apresentou alta incidência em todos os tratamentos, porém o tratamento 2 apresentou maior valor, se diferenciando dos demais. A incidência de Fusarium sp, também foi alta e o tratamento 7 apresentou maior valor, se diferenciando dos demais. Os demais fungos, Colletotrichum sp, Macrophomina sp e Corynespora sp, apresentaram incidência muito baixa e não houve diferenças entre os tratamentos.
Thesagro: Grão
Vagem
Soja
Plantio Direto
Patologia de Semente
Doença de Planta
Safra
Palavras-chave: Apodrecimento
Fitopatologia
Fazenda Santana
Sorriso-MT
ISBN: 978-65-89957-22-5
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace