Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWRUCK, D. S. M.
dc.contributor.authorWRUCK, F. J.
dc.contributor.authorCARVALHO, K. V. P. de
dc.contributor.authorRISPOLI, A. C.
dc.contributor.authorFIORINI, T. M.
dc.contributor.authorFERRARI, G. H.
dc.contributor.authorCLAMER, E. L. B.
dc.contributor.authorGIMENEZ, J. E. D.
dc.contributor.authorSERAFIM, R. C.
dc.date.accessioned2022-09-19T22:05:20Z-
dc.date.available2022-09-19T22:05:20Z-
dc.date.created2022-09-19
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 6.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 11., 2022. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2022. p. 9.
dc.identifier.isbn978-65-89957-22-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146618-
dc.descriptionRecentemente tem se observado um problema fitossanitário nas lavouras de soja matogrossenses, denominado ?apodrecimento de grãos e vagens de soja? (AVG), caracterizado pelo apodrecimento de grãos e vagens em estádios finais do ciclo da cultura, causando redução de produtividade e qualidade de grãos. O problema tem se expandido para outras regiões adjacentes, causando redução significativa de produtividade e na qualidade de grãos em lavouras com alto potencial produtivo. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de AVG, em diferentes sistemas de plantio direto, na Fazenda Santana, em Sorriso, MT. A cultivar de soja utilizada foi a Bonus e os tratamentos consistiram em: 1-Soja/milho; 2-Soja / Milho + Brachiaria ruziziensis; 3- Soja / Milho + B. ruziziensis + Crotalaria spectabilis; 4- Soja / Sorgo BRS Ponta Negra + C. spectabilis; 5-Soja / Sorgo granífero BRS 373 + estilosantes BRS Bela; Soja / B. ruziziensis + C. spectabilis; 7- Soja / Sêxtuplo BioMax (B. ruziziensis + Gergelim BRS Anahí + C. spectabilis + Níger + Nabo forrageiro + Trigo mourisco), dispostos em 4 blocos ao acaso. Em janeiro de 2022, quando a lavoura estava na fase reprodutiva R7, foram coletadas 10 plantas por repetição, a contagem do número de vagens e sementes com e sem sintomas foi realizada na Embrapa e as médias foram comparadas pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade. Os tratamentos 3, 6 e 7 não diferiram entre si estatisticamente e apresentaram o menor número de vagens com sintomas. Não houve diferença estatística entre os tratamentos nas avaliações de número total de sementes com e sem sintomas e no número total de vagens. Foi observado que mesmo que uma vagem apresentasse sintomas de apodrecimento, o mesmo não acontecia com as suas sementes. Como trata-se de uma anomalia nova na cultura da soja, tem muito a ser estudado para se elucidar o AVG.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectApodrecimento
dc.subjectFazenda Santana
dc.subjectSorriso-MT
dc.titleIncidência de apodrecimento de grãos e vagens de soja (AVG) em diferentes sistemas de plantio direto.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSoja
dc.subject.thesagroVagem
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.subject.thesagroSafra
dc.subject.thesagroGrão
dc.subject.thesagroGlycine Max
dc.subject.nalthesaurusSoybeans
riaa.ainfo.id1146618
riaa.ainfo.lastupdate2022-09-19
dc.contributor.institutionDULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT; KHADIJA VITORIA PALHAO DE CARVALHO, UNIFASIPE; ARTHUR CARLOTA RISPOLI, UNIFASIPE; TAMARA MATTE FIORINI, UNIFASIPE; GUSTAVO HENRIQUE FERRARI, UNIFASIPE; EMILLY LUIZA BORGES CLAMER, UNIFASIPE; JHÉSSICA EDUARDA DRUCZKOWSKI GIMENEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; RENAN CESAR SERAFIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022-cpamt-resumo-dsmw-incidencia-apodridao-graos-vagens-soja-diferentes-sistemas-plantio-direto-p-9.pdf580,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace