Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147290
Título: Caracterização de etnovariedades de mandioca utilizadas na produção de farinha de Cruzeiro do Sul.
Autoria: SIVIERO, A.
BERGO, C. L.
SILVA, L. M. da
KLEIN, M. A.
CAMPOS, T. de
Afiliação: AMAURI SIVIERO, CPAF-AC; CELSO LUIS BERGO, CPAF-AC; LUCIELIO MANOEL DA SILVA, CPAF-AC; MARCELO ANDRE KLEIN, CPAF-AC; TATIANA DE CAMPOS, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 17.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2., 2018, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBM, 2018.
Páginas: p. 197-200.
Conteúdo: No Território da Cidadania do Vale do Juruá os genótipos de mandioca mais utilizados são provenientes do processo de seleção feito informalmente pelos agricultores, com nomenclaturas de variedades que podem variar entre os agricultores. Desta forma, busca-se definir discriminantes de uma cultivar e também o número exato de genótipos utilizados num mesmo local. Assim, destaca-se a importância da caracterização botânica, agronômica e molecular dessas cultivares, buscando determinar a sua identidade genética, ou seja, a variabilidade genética e as diferenças existentes entre elas, permitindo identificar materiais repetidos que pode ter denominações distintas. Além disso, a definição de descritores é necessária para a obtenção de passaportes das variedades com finalidade de conservação da diversidade genética. O objetivo do presente trabalho foi identificar por meio de caracteres agronômicos e moleculares as principais variedades de mandioca utilizadas na regional Juruá, região onde se fabrica a famosa farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul. Esta pesquisa visa auxiliar estudos envolvendo e o melhoramento genético da cultura.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Produção de Alimentos
Genótipo
Variedade
Campo Experimental
Farinha
NAL Thesaurus: Food production
Demonstration farms
Cultivars
Cassava flour
Genotype
Palavras-chave: Cultivares
Harina de yuca
Producción de alimentos
Granjas de demostración
Embrapa Acre
Western Amazon
Rio Branco (AC)
Amazonia Occidental
Acre
Amazônia Ocidental
Cruzeiro do Sul (AC)
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27372.pdf182,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace