Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147312
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorREIS, L. D. R.
dc.contributor.authorARAÚJO, R. C. P. de
dc.contributor.authorLIMA, J. R. F. de
dc.date.accessioned2022-10-13T18:15:51Z-
dc.date.available2022-10-13T18:15:51Z-
dc.date.created2022-10-13
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Economia, v. 74, n. 1, p. 65-74, 2020.
dc.identifier.issn1806-9134
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147312-
dc.descriptionTendo em vista o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste nos últimos anos, este trabalho tem como objetivo analisar se tal crescimento ocorreu de uma maneira a diminuir as disparidades de rendas entre os municípios desta região. Para tanto foi testado a hipótese de convergência, absoluta e condicional, e também a convergência. Os resultados mostraram que para a região como toda, os municípios apresentam os dois tipos de beta convergência, além da sigma convergência. A convergência condicional mostrou-se mais satisfatória, já que, a velocidade de convergência foi maior do que na convergência absoluta, e, consequentemente um tempo de meia vida menor, sendo uma redução de dois anos e meio. O que mostra que as variáveis utilizadas na convergência condicional (Firjan saúde e educação), contribuem para diminuir as disparidades de renda entre os municípios nordestinos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectConvergência absoluta
dc.subjectConvergência condicional
dc.subjectConvergência de renda
dc.titleUma nota sobre as disparidades de renda dos municípios nordestinos.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroEconomia
dc.subject.thesagroRenda
dc.subject.nalthesaurusEconomics
riaa.ainfo.id1147312
riaa.ainfo.lastupdate2022-10-13
dc.identifier.doi10.5935/0034-7140.20200004
dc.contributor.institutionLUCAS DAVID RIBEIRO REIS, niversidade Federal do Ceará; ROGÉRIO CÉSAR PEREIRA DE ARAÚJO, Universidade Federal do Ceará; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Uma-nota-sobre-as-disparidades-de-renda-dos-municipios-nordestinos-2020.pdf174.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace