Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147320
Título: Controle químico de plantas daninhas com diferentes dosagens de herbicida a base de fluroxipir+picloram.
Autor: SILVA, L. M.
REIS, E. M. B.
SANTOS, B. R. C.
PINEDO, L. A.
MONTAGNER, A. E. A. D.
ARÉVALO, B. R. dos S.
SANTOS, A. M. P. dos
MAIA, G. F. N.
Afiliación: LEVI MACHADO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; EDUARDO MITKE BRANDÃO REIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; BETINA RAQUEL CUNHADOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA; LERNER ARÉVALO PINEDO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO; ANA ELISA ALVIM DIAS MONTAGNER, CPAF-AP; BIANCA RAQUEL DOS SANTOS ARÉVALO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ANGELA MARIA PESSOA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO; GERBSON FRANCISCO NOGUEIRA MAIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE.
Año: 2022
Referencia: Research, Societyand Development, v. 11, n. 12, set. 2022.
Páginas: 11 p.
Descripción: A pecuária é uma das principais atividades da economia brasileira e as pastagens assumem papel neste cenário. Entretanto, fatores externos como as plantas daninhas tendem a diminuir a produtividade, a lucratividade e a rentabilidade das propriedades rurais. Objetivou-se comparar a eficiência de controle de três diferentes dosagens de herbicida em uma área infestada predominantemente pelas espécies Mimosa debilis, Malva sylvestri, Kudzu lobata e Spermacoce latifolia com o intuito de saber quais dosagens seriam viáveis ao uso sem comprometer a eficiência do controle. O experimento foi realizado na Universidade Federal do Acre, entre os meses de maio a julho de 2018, em um delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos foram: T1: 0 ml dosagem/calda, T2 (100ml/20L): 25 ml dosagem/calda, T3 (200ml/20L): 50 ml dosagem/calda e T4 (300ml/20L): 75 ml dosagem/calda. As médias das populações de plantas daninhas foram comparadas pelo teste de Tukey (5%). O T2 controlou 13,2% de população e sua utilização não é viável. Entre os T3 e T4 não houve diferença estatística (p<0,05) obtendo-se 95, 4% e 98,2% de eficiência de controle, respectivamente. A utilização da dosagem 200ml/20L é a mais viável de ser utilizada, observando-se a taxa de controle adequada, diminuindo sua incidência e melhorando a produção das pastagens aliado ao fato da menor relação custo-benefício quando comparada com a dose de 300ml/20L do T4.
Thesagro: Rendimento
Economia da Produção
Erva Daninha
ISSN: 2525-3409
DOI: DOI:http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.345982
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CPAF-AP-2022-Controle-quimico-de-plantas-daninhas-com-diferentes.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace