Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148776
Título: Dinâmica e padrão de infecção dos casos de mastite subclínica e clínica em rebanho bovino mantido em Compost Barn, 2020 a 2022.
Autoria: DAMASCENO, M. D.
GOMES, A. F. N.
MELO, J. P. P. de
CASTRO, F. de F. A. de
GUIMARÃES, A. S.
LANGE, C. C.
SOUZA, G. N. de
Afiliação: MARCILENE DANIEL DAMASCENO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
ANA FLÁVIA NOVAES GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
JOÃO PEDRO FERREIRA DE MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FÚLVIA DE FÁTIMA ALMEIDA DE CASTRO, CENTRO UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
ALESSANDRO DE SA GUIMARAES, CNPGL
CARLA CHRISTINE LANGE, CNPGL
GUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE PIBIC/CNPQ, 26., 2022, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2022.
Páginas: p. 44-48.
Conteúdo: O estudo teve como objetivo avaliar a dinâmica e padrão de infecção intramamária subclínica e clínica de um rebanho bovino mantido em Compost Barn no período de 2020 a 2022. Foram realizadas análises laboratoriais para contagem de células somáticas (CCS) e identificação de patógenos causadores de mastite subclínica. A cultura na fazenda foi realizada para identificação dos patógenos causadores de mastite clínica. Indicadores de dinâmica de mastite subclínica e clínica foram estimados e comparados com os indicadores considerados ideais. Foi observado que dos cinco indicadores de mastite subclínica, dois estavam de acordo ou próximo aos indicadores considerados ideais. Os indicadores relacionados à prevalência da mastite subclínica e ao processo de cronicidade da infecção intramamária não estavam de acordo com o ideal. O principal patógeno envolvido nos casos subclínicos de mastite foi Staphylococcus coagulase negativo. Em relação à mastite clínica, foi observada uma incidência três vezes maior que o ideal e uma reincidência de casos clínicos no mesmo animal acima do limite ideal. O padrão de infecção intramamária dos casos clínicos é por bactérias Gram positivo, sendo Streptococcus uberis (ambiental) e Staphylococcus coagulase negativo (contagioso) os dois principais patógenos. A probabilidade de reincidência de casos de mastite em um mesmo quarto mamário foi maior que a probabilidade de reincidência em quarto mamário diferente. Os resultados mostraram que o rebanho precisa de um ajuste no programa de controle e prevenção da mastite com ênfase na linha de ordenha e no descarte de vacas com infecção crônica e reincidência de casos clínicos.
Thesagro: Doença Animal
Bovino
NAL Thesaurus: Streptococcus uberis
Palavras-chave: Infecção crônica
Staphylococcus coagulase negativo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dinamica-e-padrao-de-infeccao-dos-casos-de-mastite.pdf852,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace