Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148779
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, S. R. F.
dc.contributor.authorMULLER, M. D.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorMONTEIRO, R. A. C.
dc.contributor.authorBARROS, I. de
dc.date.accessioned2022-11-25T16:02:07Z-
dc.date.available2022-11-25T16:02:07Z-
dc.date.created2022-11-25
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE PIBIC/CNPQ, 26., 2022, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148779-
dc.descriptionA demanda por insumos madeireiros fez com que produtores e pesquisadores procurassem por soluções visando uma maior produtividade por hectare respeitando a sustentabilidade e visando uma produção rentável. Desta forma, foi realizado esse experimento com o objetivo de avaliar os níveis produtivos e de crescimento do eucalipto em diferentes protótipos. O experimento está sendo realizado no Campo Experimental Santa Mônica da Embrapa Gado De Leite em Valença ? RJ, em local com declividade acentuada, muito comum em toda a região Sul Fluminense. O dispositivo conta com três blocos distintos contando cada bloco com duas parcelas, onde foram implantados protótipos com diferentes espaçamentos entre as árvores. O protótipo 1, com espaçamento de 25x4m, visa o bem estar animal com uma projeção maior de sombreamento aos animais, aumentando o conforto térmico para novilhas e diminuindo o estresse causado pela exposição do animal ao calor, o que poderia levar a comprometer os índices produtivos e reprodutivos desses animais. Já o protótipo 2, com espaçamento de 25x2m, visa uma diversificação de renda pela maior produção madeireira além do fornecimento de sombra aos animais. Porém, é necessário um maior número de cortes ao longo do ciclo produtivo das árvores. Em cada parcela foram selecionadas quatro linhas e dez arvores por linha de plantio para serem avaliadas periodicamente o seu crescimento e produção madeireira. As medições foram realizadas em junho e novembro de 2021 e em março de 2022. Foram medidos o Diâmetro à Altura do Peito com fita métrica e a altura das plantas com o uso de nível de Abney, tomando uma distância de 17m das árvores, em seguida foram estimadas a área basal e o volume de madeira. Pode-se concluir que o protótipo 2 (25x2m) apresenta uma área basal e volume de madeira maior do que no protótipo 1 (25x4m) nas três avaliações devido à maior densidade de árvores.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectILPF
dc.subjectBem estar animal
dc.titleSistema de Integração Pecuária-Floresta para Produção de Leite.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroProtótipo
dc.subject.thesagroSombreamento
dc.format.extent2p. 54-60.
riaa.ainfo.id1148779
riaa.ainfo.lastupdate2022-11-25
dc.contributor.institutionSAMARA ROSA FERREIRA SILVA, Graduanda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; ROBERTA APARECIDA C MONTEIRO, CNPSO; INACIO DE BARROS, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Sistema-de-Integracao-Pecuaria-Floresta-para-Producao-de-Leite.pdf2.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace