Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149142
Title: Ajuste de equações de retenção de água em solos do Sudoeste da Amazônia.
Authors: TEIXEIRA, W. G.
ROCHA, F. I.
DIAS, G.
PIMENTEL, L. G.
OLIVEIRA, A. P. de
JESUS, E. da C.
Affiliation: WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; FERNANDO IGNE ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; GABRIELA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; LETÍCIA GUIMARÃES PIMENTEL, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ALINE PACOBAHYBA DE OLIVEIRA, CNPS; EDERSON DA CONCEICAO JESUS, CNPAB.
Date Issued: 2022
Citation: In: WORKSHOP DE SIMULAÇÃO DE FLUXOS DE ÁGUA E SOLUTOS NO SOLO, 2022, Rio de Janeiro. Simulação de fluxos de água e solutos no solo. Rio de Janeiro: Ed. dos Autores, 2022. p. 44-50.
Description: A avaliação da curva característica de retenção de água de um solo fornece informações para a avaliação de sua aptidão agrícola, de risco climático e orienta o manejo mais adequado, assim como possibilita estudos de modelagem hidrológica, da produtividade de cultivos e em estudos geotécnicos e ecológicos de distribuição da vegetação. O objetivo deste estudo foi estimar os valores de água disponível e ajustar a curva de retenção de água de horizontes selecionados de três áreas com predomínio de Luvissolo Háplico, Plintossolo Argilúvico e Argissolo Amarelo localizadas no município de Bujari - Acre, para as equações de van Genuchten e Durner. Os Luvissolos Háplicos e Plintossolos Argilúvicos apresentam valores muito altos de água disponíveis nos horizontes superficiais. O Argissolo Amarelo tem valores reduzidos principalmente nos horizontes subsuperficiais. Os resultados mostraram que os solos apresentaram um bom ajuste para curvas unimodais para o Luvissolo e Plintossolo e uma melhoria significativa no ajuste bimodal para o Argissolo. A curva de retenção de água (CRA) dos solos estudados pode ser descrita razoavelmente pelo modelo unimodal de van Genuchten, exceto os horizontes subsuperficiais do Argissolo Amarelo.
Keywords: Curva de retenção da água no solo
Água disponível
Modelagem hidrológica
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ajuste-de-equacoes-de-retencao-de-agua-em-solos-2022.pdf471.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace