Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. L. L. de
dc.contributor.authorTEIXEIRA, W. G.
dc.contributor.authorVASCONCELOS, S. S.
dc.contributor.authorGONÇALVES, A. O.
dc.contributor.authorCASTELLANI, D. C.
dc.contributor.authorKATO, O. R.
dc.date.accessioned2022-12-05T12:02:19Z-
dc.date.available2022-12-05T12:02:19Z-
dc.date.created2022-12-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE SIMULAÇÃO DE FLUXOS DE ÁGUA E SOLUTOS NO SOLO, 2022, Rio de Janeiro. Simulação de fluxos de água e solutos no solo. Rio de Janeiro: Ed. dos Autores, 2022. p. 51-55.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149145-
dc.descriptionA resistência à penetração (RP) é importante propriedade nos estudos de compactação. Assim, este trabalho teve como objetivo predizer a RP na zona de manejo, pilha de folhas, em um sistema agroflorestal com dendezeiro na Amazônia. Coletaram-se amostras de solo nas camadas 0-10 e 10-20 cm, para determinação dos parâmetros hidráulicos do solo. A RP foi medida em campo com um penetrômetro de impacto. Com os dados de RP e umidade volumétrica medidos em campo, ajustou-se a uma equação que prediz a RP em função da umidade. Com os dados de precipitação, evapotranspiração e parâmetros hidráulicos do solo, pode-se simular no Hydrus-1D a dinâmica da umidade volumétrica na zona de pilha de folhas. Com a umidade volumétrica, predizemos a RP no período 2008-2020. A RP na camada 0-10 cm nos meses de menor e maior umidade ficou abaixo do limite crítico (2,0 MPa). A RP aumenta com a profundidade do solo, devido ao aumento da densidade aparente, diminuição do teor de matéria orgânica e mudanças texturais do solo. Concluímos, que estudos futuros sobre RP, nos sistemas agroflorestais com dendezeiro, devem avançar nas demais zonas de manejo com presença e ausência de plantas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAmazônia Oriental
dc.subjectCompactação
dc.subjectModelagem
dc.titlePredição da resistência à penetração do solo em um sistema agroflorestal com dendê na Amazônia por meio do Hydrus-1D.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1149145
riaa.ainfo.lastupdate2022-12-05
dc.contributor.institutionRAIMUNDO LEONARDO LIMA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; DÉBORA CRISTINA CASTELLANI, NATURA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Predicao-da-resistencia-a-penetracao-do-solo-2022.pdf353,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace