Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149175
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, M. da C.
dc.contributor.authorSANTOS, M. V. F. dos
dc.contributor.authorDUBEUX JÚNIOR, J. C. B.
dc.contributor.authorLIRA, M. de A.
dc.contributor.authorMELO, W. S.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, T. N. de
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.date.accessioned2022-12-02T20:01:20Z-
dc.date.available2022-12-02T20:01:20Z-
dc.date.created2022-12-02
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Zootecnia, v. 33, n. 6, p. 2007-2016, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149175-
dc.descriptionEste experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o valor nutritivo da Brachiaria humidicola (Rendle) Schweickt sob diferentes métodos de recuperação. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com confundimento e em parcelas subdivididas, sendo a parcela principal representada pela combinação dos manejos com os níveis de adubação e as subparcelas, pelos períodos de diferimento. Os tratamentos experimentais foram constituídos de quatro manejos de pastagem (sem preparo do solo, gradagem, gradagem + milho, plantio direto do milho), dois níveis de nitrogênio (0 e 100 kg de N/ha), dois níveis de fósforo (0 e 100 kg de P 2 O 5 /ha) e diferentes períodos de diferimento (113, 156, 200 e 240 dias), perfazendo 64 tratamentos, com três repetições. Foram avaliados teor de proteína bruta (PB), de fibra em detergente neutro (FDN), de fibra em detergente ácido (FDA), de fósforo (P) e de digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS). Houve interação significativa entre sistemas de manejo e adubação fosfatada para os parâmetros FDN, FDA e P da braquiária. Foram obtidos valores de 40,36 e 61,92%; 43,89 e 56,58%; 44,52 e 31,35%; 46,25 e 30,07% para FDA e DIVMS da B. humidicola, para 113, 156, 200 e 240 dias de diferimento, respectivamente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgreste de Pernambuco
dc.titleAvaliação de métodos para recuperação de pastagens de braquiária no agreste de Pernambuco. 2. Valor nutritivo da forragem.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.thesagroBrachiaria Humidicola
dc.subject.thesagroComposição Química
dc.subject.thesagroGradagem
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.nalthesaurusChemical composition
dc.subject.nalthesaurusNo-tillage
dc.subject.nalthesaurusPastures
dc.subject.nalthesaurusNutritive value
dc.subject.nalthesaurusForage
dc.description.notesSuplemento 2.
riaa.ainfo.id1149175
riaa.ainfo.lastupdate2022-12-02
dc.contributor.institutionMARIA DA CONCEIÇÃO SILVA, UFRPE; MÉRCIA VIRGÍNIA FERREIRA DOS SANTOS, UFRPE; JOSÉ CARLOS BATISTA DUBEUX JÚNIOR, Bolsista CNPq; MÁRIO DE ANDRADE LIRA, IPA; WELLINGTON SAMAY DE MELO, UFRPE; TATIANA NERES DE OLIVEIRA, UFRPE; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-de-Metodos-para-Recuperacao-de-Pastagens-de-Braquiaria-no-Agreste-2007.pdf49.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace