Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMEDINA, F. T.
dc.contributor.authorCÂNDIDO, M. J. D.
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.contributor.authorBARROSO, D. D.
dc.contributor.authorCRUZ, M. C. S.
dc.date.accessioned2022-12-06T14:01:26Z-
dc.date.available2022-12-06T14:01:26Z-
dc.date.created2022-12-06
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationActa Scientiarum. Animal Sciences, v. 31, n. 2, p. 151-154, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149248-
dc.descriptionResumo: Avaliaram-se ganho de peso diário, conversão alimentar, peso e rendimento de carcaças quente e fria em caprinos, alimentados com 54% silagem de maniçoba associada a 46% de diferentes fontes energéticas: grão de milho moído (T1) e farelo de palma enriquecido (T2) com 1,1% de ureia. Utilizaram-se 16 caprinos SRD, inteiros, com peso médio de 24 kg e 12 meses de idade. O período experimental constou de 63 dias. Para determinação do ganho de peso, os animais foram pesados no início e final do experimento. Para determinação da conversão alimentar, foi feita relação entre o consumo de matéria seca e ganho de peso. O ganho de peso médio diário no final do experimento foi superior no T1, 83 g dia-1, em relação ao T2, 47g dia-1. Consumo de matéria seca g dia-1, % PV e g kg-0,75e conversão alimentar não diferiram entre as dietas. Houve diferença para peso e rendimento de carcaças quente e fria entre as dietas, com maiores valores para a dieta composta de silagem e grão de milho moído. A silagem de maniçoba combinada com o grão de milho moído demonstrou ser capaz de aportar nutrientes em quantidade suficientes para garantir ganhos médios de até 80 g dia-1.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManihot pseudoglaziovii
dc.titleSilagem de maniçoba associada a diferentes fontes energéticas na alimentação de caprinos: desempenho animal.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroNutrição animal
dc.subject.thesagroCaprino
dc.subject.thesagroCarcaça
dc.subject.thesagroRendimento
dc.subject.thesagroConsumo alimentar
dc.subject.thesagroGanho de peso
dc.subject.thesagroDieta
dc.subject.thesagroSilagem
dc.subject.thesagroManiçoba
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
riaa.ainfo.id1149248
riaa.ainfo.lastupdate2022-12-06
dc.identifier.doi10.4025/actascianimsci.v31i2.5078
dc.contributor.institutionFERNANDO THOMAZ MEDINA, Centro Federal de Educação Tecnológica; MAGNO JOSÉ DUARTE CÂNDIDO, UFV; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; DAERSON DANTAS BARROSO, Centro Federal de Educação Tecnológica; MARIA CLÁUDIA SOARES CRUZ, Centro Federal de Educação Tecnológica.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silagem-de-manicoba-associada-a-diferentes-fontes-energeticas-na-alimentacao-de-caprinos-desempenho-animal-2009.pdf153.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace