Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149249
Título: Consumo e digestibilidade do feno de flor-de-seda em dietas para cabras leiteiras.
Autoria: PEREIRA, G. F.
ARAUJO, G. G. L. de
MEDEIROS, A. N. de
LIMA, G. F. da C.
GRACINDO, A. P. A. C.
LIMA JÚNIOR, V. de
FERNANDES JÚNIOR, F. C.
CÂNDIDO, E. P.
Afiliação: GENILDO FONSECA PEREIRA, UFPB; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; ARIOSVALDO NUNES DE MEDEIROS, UFPB; GUILHERME FERREIRA DA COSTA LIMA, EMPARN; ÂNGELA PATRÍCIA ALVES COELHO GRACINDO, Universidade Federal Rural do Semiárido; VALDI DE LIMA JÚNIOR, Universidade Federal de Alagoas; FRANCISCO CARLOS FERNANDES JÚNIOR, UFCG; EBSON PEREIRA CÂNDIDO, UFPB.
Ano de publicação: 2010
Referência: Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 11, n. 1, p. 79-90, 2010.
Conteúdo: Avaliou-se o efeito da utilização do feno de flor-de-seda (Calotropis procera Ait.Br.) na dieta de cabras leiteiras, em diferentes níveis (0, 9, 18, 27 e 36%), sobre o consumo e a digestibilidade da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), do extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro ( FDN), fibra em detergente ácido (FDA), carboidrato não fibroso (CNF), carboidratos totais (CHOT) na matéria seca, além do consumo de água. Utilizaram-se cinco cabras multíparas do tronco alpino, com 42±0,59kg de peso vivo (PV), em delineamento quadrado latino 5 x 5. A alimentação foi fornecida em duas refeições diárias, logo após as ordenhas, às 6 e 16 horas. Trabalhou-se com uma sobra de 20% do ofertado, em relação ao dia anterior. Os níveis de inclusão do feno de flor-de-seda exerceram efeito quadrático para o consumo de quase todos os nutrientes, com exceção do consumo de CNF e água. O consumo máximo de MS estimado foi 1,66kg/dia, 3,95% PV e 100,66g/kg0,75 e atingiu o nível de 22% de inclusão do feno de flor-de-seda na dieta. O consumo médio de água foi de 7,07kg. Observou-se uma melhoria na digestibilidade dos nutrientes, apesar de não significativa, com a inclusão do feno de flor-de-seda na dieta. Nas condições da presente pesquisa, a adição do feno de flor-de-seda em dieta para cabras leiteiras pode ser utilizada até a quantidade de 0,397kg/dia sem prejuízo para o desempenho dos animais e promove um aumento do consumo e da digestibilidade.
Thesagro: Caprino
Absorção de Nutrientes
Caprinocultura
Fenação
NAL Thesaurus: Calotropis procera
Palavras-chave: Consumo voluntário
Flor-de-seda
ISSN: 1519 9940
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Consumo-e-digestibilidade-do-feno-de-flor-de-seda-em-dietas-para-cabras-leiteiras-2010.pdf88,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace