Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149831
Título: Variabilidade genética de cilevirus de importância agronômica: polimorfismo do extremo 51 do RNA2 de passion fruit Green Spot Virus.
Autoria: LEÃO, I. G. F. G.
ASTUA, J. de F.
RAMOS-GONZÁLEZ, PEDRO L.
Afiliação: ISABELA GUARNIERI FURIATO GAROFALO LEÃO, UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI; JULIANA DE FREITAS ASTUA, CNPMF; PEDRO L. RAMOS-GONZÁLEZ, INSTITUTO BIOLÓGICO DE SÃO PAULO.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. p. 1-12. Evento online. CIIC 2021.
Conteúdo: RESUMO ? O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá (Passiflora spp.). A cultura é atingida pelo definhamento precoce e a pinta verde do maracujazeiro, duas doenças relatadas pela primeira vez no Brasil na década de 90 e que são causadas pelo cilevirus passion fruit green spot virus (PfGSV, genoma dividido em duas moléculas de fita simples de RNA (+)]). A infecção pelo PfGSV produz necrose intensa nos ramos, manchas cloróticas nas folhas, e lesões anelares verdes nos frutos. A caracterização de cinco isolados do PfGSV evidenciou um acentuado polimorfismo na região 5? do RNA2 deste vírus quando comparado a outros membros do gênero Cilevirus. A principal divergência é a presença de um marco de leitura aberto órfão (do inglês, ?orphan ORF?) que poderia ter influência na fisiopatologia das doenças causadas. Este trabalho visa aprofundar no grau de polimorfismo do extremo 5? do RNA2 de PfGSV através das análises de 20 isolados de PfGSV e amplificação por RT-PCR com iniciadores específicos. Após a amplificação do extremo 5? do RNA2 os fragmentos estão sendo sequenciados pelo método de Sanger. O genoma total de um dos isolados, detectado em plantas de orquídeas, está sendo obtido pela técnica de sequenciamento massivo de alta performance. As sequencias obtidas serão analisadas por pacotes de bioinformática visando revelar a prevalência dos ?orphan ORF? e a possível correlação entre eles e a sintomatologia das doenças causadas
Thesagro: Vírus
Notas: N. 21818.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2-RE21818.pdf187,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace