Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBISCOLA, P. H. N.
dc.contributor.authorMALAFAIA, G. C.
dc.contributor.authorBISCOLA, R. V. C. de S.
dc.date.accessioned2022-12-20T20:06:01Z-
dc.date.available2022-12-20T20:06:01Z-
dc.date.created2022-12-20
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationRevista de Administração IMED, v. 11, n. 2, p. 114-131, jul./dez. 2021.
dc.identifier.issn2237-7956
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150112-
dc.descriptionRESUMO - Haverá um aumento na demanda de alimentos devido ao crescimento da população mundial e à necessidade de maior segurança alimentar voltada à nutrição e combate à fome. O Brasil apresenta-se como um dos países com grande capacidade de contribuir para a superação desses desafios, por ser um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina. Esse espaço ocupado pelo país pode ser associado aos recursos que tem à sua disposição, os quais geram uma vantagem em relação aos demais. Essa suposição pode ser melhor explorada a partir da visão baseada em recursos (VBR). Nesse sentido, foi trabalhado o problema: quais recursos da cadeia produtiva da carne bovina brasileira voltada à exportação podem proporcionar vantagem competitiva sustentável? Foram estudados textos clássicos da VBR, bem como textos recentes aplicados a diversas cadeias do agronegócio. Foi discutido e aplicado o framework de recursos e vantagem competitiva sustentável baseado nos atributos valor, raridade, imitabilidade imperfeita e dependência da organização da firma para serem explorados (VRIO), os quais podem levar à vantagem competitiva sustentável. As categorias de recursos foram exploradas: físicos, humanos, organizacionais, tecnológicos, financeiros e reputacionais. Ao final, quatro recursos potenciais geradores de vantagem competitiva sustentável foram selecionados, associados da seguinte forma: dois à categoria humanos, um à tecnológico e um à financeiro. Como contribuição teórica, tem-se a aplicação do modelo a uma cadeia produtiva e, contribuição empírica, a identificação de recursos superiores de uma cadeia produtiva de relevância nacional.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleRecursos estratégicos da cadeia produtiva da carne bovina brasileira voltada à exportação e vantagem competitiva sustentável.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAgronegócio
dc.subject.thesagroCadeia Produtiva
dc.subject.thesagroExportação
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroSegurança Alimentar
dc.subject.nalthesaurusBeef cattle
dc.subject.nalthesaurusFood security
riaa.ainfo.id1150112
riaa.ainfo.lastupdate2022-12-20
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i2.4428
dc.contributor.institutionPAULO HENRIQUE NOGUEIRA BISCOLA, CNPGC; GUILHERME CUNHA MALAFAIA, CNPGC; RAQUEL VIEGAS CARVALHO DE SIQUEIRA BISCOLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Recursos-estrategicos-cadeia-produtiva-2022.pdf403,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace