Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMONIZ, L. A.
dc.contributor.authorPADUA, T. R. P. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, S. A. S. de
dc.contributor.authorSOUZA, F. V. D.
dc.date.accessioned2022-12-29T21:01:18Z-
dc.date.available2022-12-29T21:01:18Z-
dc.date.created2022-12-29
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 15., 2021. Mulheres na ciência desafios, oportunidades e conquistas. Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2021. 109 f. il. PDF.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150486-
dc.descriptionIntrodução: O uso da muda micropropagada pode ser a alternativa mais recomendada para estabelecimentode matrizeiros, por serem padronizadas e livres de doenças, vantagens intrínsecas a esse tipo de propágulo. Entretanto, o tempo de aclimatização dessas mudas, no caso de abacaxi, é muito longo, o que torna o pro-cesso oneroso e eleva o custo da muda, gerando rejeição pelos produtores. Como uma alternativa à micro-propagação, a produção de mudas via seccionamento de talo é um processo menos oneroso, porém ainda necessita de longo tempo até sua introdução em campo. Visando a redução desse tempo até a obtenção de plantas com qualidade e vigor adequados, a utilização de microrganismos promotores de crescimento tem se demonstrado uma estratégia viável. O processo de microbiolização, que consiste na utilização de microrga-nismos benéficos, pode reduzir o tempo da produção dessas mudas de forma significativa e torná-las mais acessíveis aos produtores ou a cooperativas que poderão abrigar matrizeiros certificados. Estudos prelimi-nares têm demonstrado que essas bactérias isoladas do microbioma associado de Ananas spp. são capazes de promover crescimento em diferentes variedades de abacaxizeiro, bem como proporcionar melhorias no vigor e na qualidade nutricional das plantas microbiolizadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleMicrobiolização para promoção de crescimento em secções de talo da cultivar de abacaxi BRS Imperial.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAbacaxi
riaa.ainfo.id1150486
riaa.ainfo.lastupdate2022-12-29
dc.contributor.institutionLUCAS ANDRADE MONIZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; TULLIO RAPHAEL PEREIRA DE PADUA, CNPMF; SAULO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA, CNPMF; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaisJornadaCientifica-2021-MulheresNaCienciaDesafiosOportunidadesConquistas-AINFO-101.pdf262 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace