Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, N. F. S. de
dc.contributor.authorGIL, J. A.
dc.contributor.authorQUEIROZ, J. F. de
dc.contributor.authorCASTRO, V. L. S. S. de
dc.contributor.authorISHIKAWA, M. M.
dc.date.accessioned2023-01-02T13:01:20Z-
dc.date.available2023-01-02T13:01:20Z-
dc.date.created2023-01-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais...Campinas: Instituto Agronômico, 2022. Evento online. CIIC 2022. Nº 22409.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150517-
dc.descriptionResumo: O Triclosan é um antimicrobiano de amplo espectro que apresenta atividades contra bactérias gram positivas, gram negativas, fungos e vírus, sendo utilizado em formulações de produtos de higiene pessoal como cremes dentais, xampus e sabonetes. Estudos demonstram sua presença em efluentes urbanos, industriais e relatam a detecção de resíduos em águas superficiais e sedimentos de ambientes dulcícolas. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito de concentrações residuais do triclosan em lambaris de rabo amarelo (Astyanax altiparanae), por meio da resposta fisiológica, como sinais clínicos e mortalidade. Realizaram-se dois ensaios, o primeiro nas concentrações de 5mg/L, 10mg/L, 15mg/L, 25mg/L e dois controles. No segundo ensaio utilizaram-se as concentrações de 4mg/L, 3mg/L, 2mg/ L, 1mg/L, 0,5 mg/L e dois controles. Em ambos, cada peixe foi considerado como unidade amostral sendo três repetições. No primeiro ensaio, todos os peixes expostos ao triclosan morreram em 30 minutos. No segundo ensaio, os peixes apresentaram sinais clínicos de intoxicação e mortalidades entre 4h e 24h nas concentrações mais altas e, na concentração de 0,5 mg/L, permaneceram vivos por 96 h sem nenhuma alteração clínica. Dessa forma, estabeleceu-se o intervalo entre 1mg/L e 0,5mg/L como referência para os experimentos subletais. Os sinais clínicos observados foram neurológicos, como natação errática e rodopio, culminando na morte dos peixes; além de sinais clínicos de hemorragias, principalmente nas brânquias. Com os resultados obtidos conclui-se que os lambaris decorrentes da exposição aguda ao triclosan apresentaram a saúde comprometida com sinais clínicos de intoxicação e alta mortalidade. Palavras-chaves: Astyanax altiparanae, Antimicrobiano, Toxicologia aquática, Poluentes emergentes, Saúde animal, Saúde ambiental
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAntimicrobiano
dc.subjectToxicologia aquática
dc.subjectPoluentes emergentes
dc.titleAvaliação clínica e mortalidade de lambaris submetidos a diferentes concentrações residuais do triclosan na água.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroToxicologia
dc.subject.nalthesaurusAstyanax altiparanae
dc.subject.nalthesaurusAnimal health
dc.subject.nalthesaurusEnvironmental health
dc.format.extent2p. 1-8.
riaa.ainfo.id1150517
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-02
dc.contributor.institutionNATÁLIA FRANCIELE DA SILVA DE SOUZA, CNPq; JULIANA AUGUSTA GIL, CAPES; JULIO FERRAZ DE QUEIROZ, CNPMA; VERA LUCIA SCHERHOLZ S DE CASTRO, CNPMA; MARCIA MAYUMI ISHIKAWA, CNPMA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AA-QueirozJF-et-al-CIIC-2022.pdf260,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace