Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150537
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPAZZIANOTTO, C. B.
dc.contributor.authorSILVA, F. A. M. da
dc.contributor.authorNEVES, M. C.
dc.contributor.authorLUIZ, A. J. B.
dc.date.accessioned2023-01-02T15:01:56Z-
dc.date.available2023-01-02T15:01:56Z-
dc.date.created2023-01-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais...Campinas: Instituto Agronômico, 2022. Evento online. CIIC 2022. Nº 22402.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150537-
dc.descriptionResumo: O Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) é baseado em tecnologia desenvolvida pela Embrapa, considerada uma das mais importantes contribuições para balizar atividades de seguro e de crédito rural atreladas à Política Agrícola Nacional. Na base dessa tecnologia está o cálculo do Índice de Satisfação das Necessidades de Água (ISNA) pelas culturas, que só pode ser calculado a partir da disponibilidade de uma longa série de dados diários de precipitação por município. Atualmente, a série histórica utilizada no ZARC está restrita até 2013 e necessita de atualização. Dados do Banco Central do Brasil sobre processos de crédito e seguro apontam que o maior número de contratos se concentra no Rio Grande do Sul (RS), relacionados à cultura da soja, e que o maior número de sinistros é devido à seca. O presente trabalho se dedicou a criar uma série histórica de dados diários de precipitação, para cada município do RS, de 1991 a 2020, reunindo todos os dados disponíveis. Nós utilizamos dados de: 79 municípios que possuíam estações da Agência Nacional de Águas (ANA); de 74 municípios que possuíam dados de estações, tanto da ANA, quanto do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); e de 344 municípios que só possuíam estimativas a partir de dados do satélite meteorológico TRMM. Foi aplicada imputação de valores quando não eram existentes medidas para determinadas datas e locais. Ao final, foi gerada uma base definitiva, sem dados faltantes, de quase 5,5 milhões de registros, que pode ser utilizada para diversos fins.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSéries temporais climáticas
dc.subjectImputação de dados faltantes
dc.subjectAgrometeorologia
dc.titleTrinta anos de dados de precipitação diária para todos os municípios do Rio Grande do Sul.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroZoneamento Climático
dc.subject.thesagroSeguro Agrícola
dc.subject.nalthesaurusAgrometeorology
dc.format.extent2p. 1-9.
riaa.ainfo.id1150537
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-02
dc.contributor.institutionCARLOS BENJAMIM PAZZIANOTTO, CNPq; FERNANDO ANTONIO MACENA DA SILVA, CPAC; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
zAA-NevesMC-et-al-CIIC-2022.pdf466.82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace