Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150548
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERRACINI, V. L.
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorRAMOS, G. G.
dc.contributor.authorJACOMO, B. de O.
dc.contributor.authorGOMES, M. A. F.
dc.contributor.authorDAMACENO, T. G.
dc.contributor.authorSIQUEIRA, C. de A.
dc.date.accessioned2023-01-02T20:01:33Z-
dc.date.available2023-01-02T20:01:33Z-
dc.date.created2023-01-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150548-
dc.descriptionA mosca-das-frutas do mamão Anastrepha curvicauda Gertaecker, 1860 (syn. Toxotrypana curvicauda) (Diptera: Tephritidae) é praga quarentenária ausente (PQA) no Brasil, com relatos de danos severos ao cultivo de mamão no exterior. O objetivo deste trabalho foi identificar alternativas para o controle químico de Anastrepha curvicauda em áreas de cultivo de mamão nacional, apoiando estratégias preventivas de defesa fitossanitária. Informações sobre a PQA e agrotóxicos (princípios ativos (p.a.)) utilizados em seu controle químico no cultivo de mamão do exterior foram obtidas em literatura técnica. As propriedades físico-químicas dos p.a. foram também recuperadas em literatura e utilizadas em modelos matemáticos screening (índice de Gus, método de Goss e método de Cohen (EPA)) para avaliar o potencial de transporte (lixiviação e/ou escoamento superficial (run-off) associado a sedimento do solo). Parte da avaliação demandou a realização de zoneamentos territoriais de áreas frágeis nacionais em ArcGIS, representadas pela presença de aquíferos livres, solos porosos e pluviosidades anuais acima de 250mm, e de áreas favoráveis à ocorrência da PQA em fruteira de mamão no Brasil. As áreas favoráveis à praga em mamão foram determinadas por estimativa de nicho ecológico em algoritmo de modelagem GARP/Openmodeller e por áreas nacionais com presença da cultura (IBGE). Oito p.a. foram avaliados: abamectina, deltametrina, espinosade, malation, piretrina, permetrina, tiociclan e tiometon. Os resultados indicaram que, nas áreas frágeis assinaladas pelo zoneamento obtido, é necessária cautela no uso de espinosade, tiociclan e tiometon, pelo médio potencial dissolvido em água apresentados, e de deltametrina, piretrina e permetrina, pelo alto potencial do primeiro e médios potenciais dos demais associados à sedimento. Espinosade apresenta baixa toxicidade às abelhas, conforme literatura; não encontrada informação disponível sobre toxicidade a polinizadores para tiometon.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPraga quarentenária ausente
dc.subjectPotencial de transporte
dc.subjectAnastrepha curvicauda
dc.titleAvaliação de potencial controle químico de Anastrepha curvicauda em cultivo de mamão nacional por modelagem.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroControle Químico
dc.subject.thesagroMamão
dc.subject.nalthesaurusChemical control
dc.format.extent2p. 904.
riaa.ainfo.id1150548
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-02
dc.contributor.institutionVERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; RAFAEL RAMINGOTI, UNIFAJ; GIOVANNA G. RAMOS, UNIFAJ; BÁRBARA DE O. JACOMBO, CNPq; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; TAINARA G. DAMACENO, CNPq; CATARINA DE A. SIQUEIRA, PUC-Campinas.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RA-FerraciniVL-et-al-XXVIII-CBE-2022-p904.pdf7.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace