Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150574
Título: Incidência de Cladosporium spp. sobre rácemos destacados de macadâmia tratados com bactérias antagonistas.
Autoria: ABREU, M. G. P. de
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
MORIYA, L. M.
Afiliação: MARCOS GIOVANE PEDROZA DE ABREU, FCA/UNESP; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA; LEONARDO MASSAHARU MORIYA, QueenNut Macadamia, Dois Córregos - SP.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SIMPÓSIO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO NA AGRICULTURA, 2022, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2022. COBIAGRI.
Páginas: p. 49.
Conteúdo: A queima dos rácemos da macadâmia (Macadamia integrifolia), causada pelo fungo Cladosporium spp., tem causado danos à produção da noz no Brasil. As medidas de controle adotadas, são baseadas em práticas culturais, não havendo ainda produtos registrados para o controle da doença na cultura. Com o objetivo de identificar possíveis antagonistas, bactérias foram isoladas de rácemos da cultura e analisado seu potencial antagônico in vitro contra Cladosporium spp. Isolados que demonstraram antagonismo in vitro foram utilizados para ensaio em rácemos destacados, coletados na área de produção da empresa QueenNut, localizada em Dois Córregos, SP. Em laboratório, os rácemos foram pulverizados com suspensão bacteriana (A540 = 0,3), e submetidos a câmara úmida por 24 h, quando foram inoculados com uma suspensão de esporos de Cladosporium spp. (103 conídios/ml) e deixados em câmara úmida por mais 24 h. Após esse período, a partir de cada tratamento, 25 flores por repetição foram colocadas em caixas gerbox, sendo utilizado 4 repetições. Os tratamentos utilizados foram, água destilada esterilizada (ADE); suspensão de esporos de Cladosporium spp. (103 conídios/ml) e 15 isolados bacterianos (FCA-R5, FCA-R6, FCA-R7, FCA-R10, FCA-R11, FCAR12, FCA-F5, FCA-F9, FCA-F24, FCA-F25, FCA-F26, FCA-F27, FCA-F28, FCA-F30 e FCA-F32. As caixas contendo as flores foram armazenadas em BOD a temperatura de 23°C e fotoperíodo de 12 h por 7 dias, quando foi avaliada a incidência de Cladosporium spp. nas flores. Os dados foram submetidos a análise de variância e teste de Tukey (p<0,05). Flores tratadas com o isolado FCA-F32 apresentaram incidência de 48% de Cladosporium spp., enquanto os demais tratamentos apresentaram 100%. Portanto, o isolado FCA-F32 foi capaz de reduzir significativamente a incidência de Cladosporium spp. em flores de macadâmia.
Thesagro: Macadâmia
NAL Thesaurus: Cladosporium
Palavras-chave: Anthosfera
Cladosporium blight
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RA-Halfeld-VieiraBA-COBIAGRI-2022-p49.pdf201,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace