Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, B. A. H. da
dc.contributor.authorRONCATTO, G.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.contributor.authorOLIBONE, D.
dc.contributor.authorCAVALCANTI, A. H. V.
dc.contributor.authorSILVA, B. R. da
dc.date.accessioned2023-01-05T21:01:20Z-
dc.date.available2023-01-05T21:01:20Z-
dc.date.created2023-01-05
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 17., 2022, Florianópolis, SC. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: livro de anais. Florianópolis, SC: Epagri, 2022. p. 1360-1363.
dc.identifier.isbn978-65-997142-8-3
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150709-
dc.descriptionA auto insuficiência na produção de frutas, legumes, raízes, tubérculos e hortaliças é um conhecido problema enfrentado no estado de Mato Grosso e agravado na região norte do Estado. O Mato Grosso, entretanto, é uma fronteira agrícola em dinâmica transformação social, econômica e produtiva, e a fruticultura surge como uma alternativa importante para a agricultura familiar da região. Assim, identificar combinações copa/porta-enxerto que apresentem alta produtividade e boa qualidade de frutos para uma recomendação futura de genótipos de citros, contribuindo para a criação de um programa de citricultura matogrossense e fortalecendo a citricultura do Centro-Oeste, que se caracteriza pelo uso restrito de tecnologias, em especial de variedades, copas e porta-enxertos poderá contribuir para aumentar a produção citrícola no estado. Além disso, o estado apresenta hoje baixo risco de HLB (huanglongbing, ex-greening, o mais grave desafio fitossanitário da citricultura mundialmente). De acordo com Carlos et al. (1997), a escolha de um porta-enxerto adequado pode propiciar frutos de melhor qualidade, de tamanho maior ou em épocas de melhor preço no mercado interno. Porém, mais recentemente, alguns autores têm mostrado que, para a maior parte das características, o porta-enxerto não afeta a qualidade dos frutos (Duarte et al., 2017, Bettini, 2019, Souza, 2019). Ainda assim, faz-se necessária a avaliação das características pós-colheita dos frutos de plantas enxertadas visando atender às exigências do mercado, principalmente, quando se almeja a disponibilização de novas opções de porta-enxerto. Considerando-se as possibilidades para o desenvolvimento desta cultura no estado e a necessidade de avanços nas pesquisas da citricultura, objetivou-se avaliar se os frutos de limeiras ácidas ?Tahiti CNPMF 02? enxertadas e produzidos em Sorriso, MT, apresentam parâmetros de qualidade de interesse para o mercado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHuanglongbing
dc.subjectTahiti CNPMF 02
dc.subjectSorriso-MT
dc.titleLima ácida tahiti: uma opção para o mato grosso.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLimão Taiti
dc.subject.thesagroFruticultura
dc.subject.thesagroPorta Enxerto
dc.subject.thesagroPlanta Porta-Enxerto
dc.subject.thesagroCitricultura
dc.subject.thesagroDoença de Planta
riaa.ainfo.id1150709
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-05
dc.contributor.institutionBRUNA AKEMY HASHIMOTO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; DÁCIO OLIBONE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; AMANDA HEBERLE VERZUTTI CAVALCANTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; BRUNO RAFAEL DA SILVA, CPAMT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2022-cpamt-gr-lima-acida-tahiti-uma-opcao-mt-1360-1363.pdf543,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace