Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150876
Título: Desenvolvimento vegetativo do maracujazeiro-azedo sobre espécies e híbridos de maracujazeiros porta-enxertos no Norte-MT.
Autoria: RONCATTO, G.
WRUCK, D. S. M.
BOTELHO, S. de C. C.
OLIVEIRA, S. S.
ROMANO, M. R.
ARAÚJO, C. A. T. de
Afiliação: GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; SUZINEI SILVA OLIVEIRA, CPAMT; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; CARLOS ANTÔNIO TÁVORA DE ARAÚJO, COOPERATIVA AGROPECUARIA MISTA TERRANOVA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 17., 2022, Florianópolis, SC. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: livro de anais. Florianópolis, SC: Epagri, 2022. p. 1541-1543.
Conteúdo: O Brasil é o maior produtor mundial de maracujazeiro, tendo produzido em 2020 cerca 690 mil t em uma área colhida de 46 mil ha com uma produtividade média de 15 t/ha. O maracujazeiro se posiciona entre as principais frutíferas cultivadas no país, sendo que o maracujazeiro-azedo (Passiflora edulis Sims) é a espécie de maior representatividade nos cultivos de Passifloraceas, com 95% da área plantada (IBGE, 2021). Entretanto, esta espécie é suscetível a vários patógenos que sobrevivem no solo, infectando a planta através do sistema radicular. A fusariose é a principal doença e causa a morte prematura de plantas quando associado a outros microrganismos fitopatogênicos (SÃO JOSÉ et al., 1993; RUGGIERO; OLIVEIRA, 1998). O uso comercial do maracujazeiro é definido não apenas pelo processamento de polpa e frutos, mas também pela utilização como ornamental e fitoterápica. O conhecimento do desenvolvimento e características específicas de produção é fundamental para obtenção de maior uniformidade na exploração comercial, possibilitando dessa forma melhor produtividade e elevação da renda do produtor (JUNQUEIRA et al., 2006). Por isso, o objetivo do trabalho foi avaliar parâmetros de crescimento vegetativo das plantas de maracujazeiro-azedo sobre porta-enxertos de espécies e híbridos interespecíficos de maracujazeiro em Terra Nova do Norte-MT.
Thesagro: Maracujá
Porta Enxerto
Planta Porta-Enxerto
Hibrido
Fruticultura
Citricultura
Palavras-chave: Crescimento vegetativo
Porta-enxerto P edulis
Terra Nova do Norte-MT
ISBN: 978-65-997142-8-3
Notas: Título na publicação: Desenvolvimento vegetativo do maradujazeiro-azedo sobre espécies e híbridos de maracujazeiros porta-enxertos no Norte-MT.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace