Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, W. M. O. do
dc.contributor.authorBANDEIRA NETO, N. C.
dc.contributor.authorRAMOS FILHO, F. L. de S.
dc.contributor.authorPANTOJA, C. D.
dc.contributor.authorSOUZA, O. T. de
dc.date.accessioned2023-01-17T15:01:19Z-
dc.date.available2023-01-17T15:01:19Z-
dc.date.created2023-01-17
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: MELO, J. O. F. (org.). Ciências Agrárias: o avanço da ciência no Brasil. [S.l.]: Editora Científica Digital, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151015-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos na germinação e no vigor das sementes de três clones da camucamuzeiro (Myrciaria dubia) em condições de viveiro. O experimento foi realizado no viveiro de produção de mudas da Embrapa Amazônia Oriental, localizado no município de Belém, PA. Foram utilizadas sementes extraídas de frutos maduros de camu-camu em três clones, Cpatu 8, 9 e 10 coletadas de plantas estabelecidas no Banco Ativo de Germoplasma de camucamuzeiro da Embrapa Amazônia Oriental. Os frutos colhidos apresentaram a coloração vermelha arroxeada. Para facilitar a retirada da mucilagem que envolve as sementes, os frutos foram previamente deixados imersos em água por 72 horas, a partir do dia da coleta. Em seguida as sementes foram deixadas para a secagem superficial sobre papel toalha por 24 horas. O teste de germinação foi realizado com os substratos empregando 50 sementes por repetição. Os resultados, obtidos aos 80 dias após a semeadura, foram expressos em porcentagem de plântulas normais. Para a determinação da porcentagem de germinação foram utilizados quatro tipos de substratos, sendo: areia lavada, areia + serragem, casca de arroz carbonizada e vermiculita. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial de dois fatores, sendo: três clones x quatro tipos de substratos. Totalizando doze tratamentos, com quatro repetições de 50 sementes cada. Concomitantemente ao teste de germinação foi calculado o índice de velocidade de emergência. Os dados foram submetidos à análise de variância por meio do agrupamento de médias a 5% de probabilidade. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que, independente do tipo de substrato utilizado, as sementes de camucamuzeiro (Myrciaria dubia) dos clones Cpatu-9 e 10 destacam-se por possuírem maior vigor.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleGerminação e vigor de sementes em clones de camucamuzeiro com diferentes substratos.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroFruta Tropical
dc.subject.thesagroMyrciaria Dubia
dc.subject.thesagroPlântula
dc.subject.thesagroCamu Camu
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroClone
dc.format.extent2Cap. 22, p. 315-327.
riaa.ainfo.id1151015
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-17
dc.identifier.doi10.37885/220809848
dc.contributor.institutionWALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; NAZARO CAVALCANTE BANDEIRA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; FABIANO LUIS DE SOUSA RAMOS FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; CEZAR DIAS PANTOJA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; OLAVO TAVARES DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
220809848.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace