Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151035
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, T. G. dos
dc.contributor.authorPEDROZA NETO, J. L.
dc.contributor.authorCHAVES, S. F. da S.
dc.contributor.authorALVES, R. M.
dc.contributor.authorSILVA, A. B. M. da
dc.contributor.authorJOSE, A. R. M.
dc.date.accessioned2023-01-17T20:02:01Z-
dc.date.available2023-01-17T20:02:01Z-
dc.date.created2023-01-17
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 17, n. 4, e1592, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151035-
dc.descriptionA avaliação da dissimilaridade genética de acessos é uma etapa fundamental em um programa de melhoramento genético, permitindo o direcionamento de ações e embasando tomadas de decisões que definirão o sucesso do programa. Este estudo objetivou determinar as variáveis mais informativas para analisar a diversidade do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do Cupuaçuzeiro - Coleção Nova Ipixuna, por meio da caracterização morfológica de folhas, flores e frutos. Para este fim, 20 acessos clonais provenientes de fragmentos de floresta primária no município de Nova Ipixuna, Pará, foram caracterizados quanto a caracteres florais, foliares e de fruto. Ao todo, 34 caracteres foram mensurados. Os acessos foram delineados em blocos completos ao acaso com três plantas úteis por parcela e cinco repetições. Os caracteres tiveram suas variâncias e correlações genéticas analisadas. Estes dois procedimentos foram utilizados para descarte de caracteres. A dissimilaridade foi estimada por meio da distância generalizada de Mahalanobis, as quais foram utilizadas para o agrupamento via UPGMA (Unweighted Pair Group Method using Arithmetic averages). De maneira geral, as características possuem alta herdabilidade e alto coeficiente de variação genético. As correlações foram mais pronunciadas entre caracteres pertencentes à um mesmo grupo. Tais análises permitiram o descarte de 11 variáveis, restando 23 para o cômputo da dissimilaridade. O agrupamento determinou a formação de seis grupos, os quais independeram do local de coleta. Portanto, constata-se a presença de variabilidade genética entre os acessos, credenciando-os para utilização no programa de melhoramento.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDissimilaridade genética
dc.subjectCaracterização morfológica
dc.titleCharacterization of the genetic structure of a cupuassu tree population collected in primary forest.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCupuaçu
dc.subject.thesagroTheobroma Grandiflorum
dc.subject.thesagroBanco de Germoplasma
riaa.ainfo.id1151035
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-17
dc.identifier.doi10.5039/agraria.v17i4a1592
dc.contributor.institutionTHALITA GOMES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; JACK LOUREIRO PEDROZA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; SAULO FABRÍCIO DA SILVA CHAVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; ANA BEATRIZ MACHADO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; ANDREZA RAFAELY MARTINS JOSE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Characterization-of-the-genetic-structure.pdf4.07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace