Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGONCALVES, H. M.
dc.contributor.authorAQUINO, F. de G.
dc.contributor.authorCARVALHO, M. A.
dc.contributor.authorDURÃES, N.
dc.date.accessioned2023-01-23T14:01:54Z-
dc.date.available2023-01-23T14:01:54Z-
dc.date.created2023-01-23
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27., 2022, Florianópolis. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: anais. Florianópolis: SBF: Epagri: UDESC: UFSC: Embrapa, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151145-
dc.descriptionO baruzeiro (Dipteryx alata Vogel - Fabaceae) apresenta ampla distribuição geográfica no Brasil, podendo ser encontrado nos estados do Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em função disso, a espécie apresenta alta diversidade genética e adaptação à sazonalidade climática das regiões de ocorrência. A castanha-de-baru vem ganhando destaque internacional como alimento altamente nutritivo, uma vez que apresenta elevados teores de proteínas e lipídios; de macronutrientes, sobretudo potássio, fósforo e enxofre, e de micronutrientes, com maior concentração para o elemento ferro (Almeida et al., 1990; 1994; 1998). O baruzeiro frutifica no período seco, quando os agroextrativistas se organizam para a coleta dos frutos e obtenção das castanhas, que são importantes fontes de alimento e renda para as comunidades locais. A exploração desordenada pode comprometer a manutenção da diversidade genética da espécie. A espécie D. alata figura na lista da International Union for Conservation of Nature (IUCN) como vulnerável. Por essa razão, é importante desenvolver sistemas de plantios de espécies nativas com potencial econômico, visando inseri-las nos mais variados contextos, como enriquecimento de áreas, recuperação de áreas degradadas, plantios comerciais etc., contribuindo, assim, para garantir a oferta de castanhas e frutos, sem comprometer a manutenção das populações naturais de baruzeiro. O objetivo do trabalho foi avaliar a percentagem de emergência de plântulas, em condições de campo, para duas progênies de Dipteryx alata.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBaruzeiro
dc.subjectBaru
dc.titleEmergência de plântulas de duas progênies de Dipteryx alata Vogel em condições de campo.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDistribuição Geográfica
dc.format.extent2p. 1883-1885
riaa.ainfo.id1151145
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-23
dc.contributor.institutionHELENICE MOURA GONCALVES, CPAC; FABIANA DE GOIS AQUINO, CPAC; MARCELO AYRES CARVALHO, CPAC; NATÁLIA DURÃES.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helenice-EMERGENCIA-DE-PLANTULAS-DE-DUAS-PROGENIES-DE-Dipteryx.pdf25.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace