Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151254
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLORENZ, L. M.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, M. S. P. do
dc.contributor.authorRONCATTO, G.
dc.contributor.authorWRUCK, D. S. M.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.contributor.authorARAÚJO, C. A. T. de
dc.date.accessioned2023-01-26T17:02:04Z-
dc.date.available2023-01-26T17:02:04Z-
dc.date.created2023-01-26
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 6.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 11., 2022. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2022. p. 35.
dc.identifier.isbn978-65-89957-22-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151254-
dc.descriptionO conhecimento sobre os aspectos da germinação de sementes das diversas espécies de Passiflora é fundamental para a propagação de plantas e manutenção de bancos de germoplasma, visando evitar a erosão genética. Ainda cabe mencionar que questões referentes ao conhecimento da fisiologia das sementes, como o mecanismo de dormência presente nas espécies silvestres ou em domesticação recente, a exemplo do P. nitida, tem prejudicado esta primeira etapa do processo de enxertia, ou seja, na obtenção dos portaenxertos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação e a emergência de plântulas de porta-enxertos de maracujazeiros nativos resistentes à fusariose em Terra Nova do Norte, MT. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC), com quatro repetições e cinco tratamentos. As parcelas foram constituídas por cinquenta sementes. Foi realizada semeadura para a obtenção das plântulas dos porta-enxertos em sementeira, para posterior transplantio em tubetes de polietileno com substrato comercial Plantmax, dispostas em bandejas de tubetes. Os porta-enxertos utilizados foram: Passiflora gibertii (acesso CNPMF), P. setacea (acesso CPAC), P. nitida e P. alata (acesso Coopernova). A testemunha foi a variedade ?BRS Rubi do Cerrado? do CPAC (Planaltina, DF) utilizada como copa. A germinação de sementes foi avaliada aos 15, 30 e 60 dias após a semeadura pela contagem direta das plântulas que germinaram. Os dados foram submetidos à ANOVA e ao teste de agrupamento de médias de Scott-Knott à 5% de significância. Observou-se que a germinação das sementes de maracujazeiro foi excelente para algumas espécies de maracujazeiro nativo, se equiparando à cultivar ?BRS Rubi do Cerrado?, que apresentou germinação de 100% aos 15 dias após a semeadura. É o caso das espécies P. giberti e P. setacea que alcançaram 100% de germinação de plântulas aos 15 dias após a semeadura. Isso demostra que essas espécies não apresentaram mecanismo de dormência como ocorre na maioria das espécies de maracujazeiros nativos. Já as espécies P. nitida e P. alata obtiveram baixa germinação, pois apresentaram dormência de sementes, ocasionando a diferença de germinação entre as espécies dos porta-enxertos. A espécie P. nitida apresentou germinação de 40% aos 30 dias, enquanto que a P. alata apresentou a menor taxa de germinação, com apenas 10% aos 60 dias.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBioma Amazônico
dc.subjectTerra Nova do Norte-MT
dc.titleGerminação e emergência de plântulas de maracujazeiros nativos no bioma amazônico de Mato Grosso.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGerminação
dc.subject.thesagroPlântula
dc.subject.thesagroMaracujá
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroPassifloraceae
dc.subject.thesagroPorta Enxerto
dc.subject.thesagroFusariose
riaa.ainfo.id1151254
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-26
dc.contributor.institutionLUCAS MENEGASSO LORENZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; MARIA SHIRLYANE PEREIRA DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; CARLOS ANTÔNIO TÁVORA DE ARAÚJO, COOPERATIVA AGROPECUARIA MISTA TERRANOVA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022-cpamt-resumo-gr-germinacao-emergencia-plantulas-maracujazeiro-nativo-bioma-amazonico-mt-p-35.pdf581.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace