Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLORENZ, L. M.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, M. S. P. do
dc.contributor.authorRONCATTO, G.
dc.contributor.authorWRUCK, D. S. M.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.contributor.authorARAÚJO, C. A. T. de
dc.date.accessioned2023-01-26T17:02:04Z-
dc.date.available2023-01-26T17:02:04Z-
dc.date.created2023-01-26
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 6.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 11., 2022. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2022. p. 35.
dc.identifier.isbn978-65-89957-22-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151254-
dc.descriptionO conhecimento sobre os aspectos da germinação de sementes das diversas espécies de Passiflora é fundamental para a propagação de plantas e manutenção de bancos de germoplasma, visando evitar a erosão genética. Ainda cabe mencionar que questões referentes ao conhecimento da fisiologia das sementes, como o mecanismo de dormência presente nas espécies silvestres ou em domesticação recente, a exemplo do P. nitida, tem prejudicado esta primeira etapa do processo de enxertia, ou seja, na obtenção dos portaenxertos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação e a emergência de plântulas de porta-enxertos de maracujazeiros nativos resistentes à fusariose em Terra Nova do Norte, MT. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC), com quatro repetições e cinco tratamentos. As parcelas foram constituídas por cinquenta sementes. Foi realizada semeadura para a obtenção das plântulas dos porta-enxertos em sementeira, para posterior transplantio em tubetes de polietileno com substrato comercial Plantmax, dispostas em bandejas de tubetes. Os porta-enxertos utilizados foram: Passiflora gibertii (acesso CNPMF), P. setacea (acesso CPAC), P. nitida e P. alata (acesso Coopernova). A testemunha foi a variedade ?BRS Rubi do Cerrado? do CPAC (Planaltina, DF) utilizada como copa. A germinação de sementes foi avaliada aos 15, 30 e 60 dias após a semeadura pela contagem direta das plântulas que germinaram. Os dados foram submetidos à ANOVA e ao teste de agrupamento de médias de Scott-Knott à 5% de significância. Observou-se que a germinação das sementes de maracujazeiro foi excelente para algumas espécies de maracujazeiro nativo, se equiparando à cultivar ?BRS Rubi do Cerrado?, que apresentou germinação de 100% aos 15 dias após a semeadura. É o caso das espécies P. giberti e P. setacea que alcançaram 100% de germinação de plântulas aos 15 dias após a semeadura. Isso demostra que essas espécies não apresentaram mecanismo de dormência como ocorre na maioria das espécies de maracujazeiros nativos. Já as espécies P. nitida e P. alata obtiveram baixa germinação, pois apresentaram dormência de sementes, ocasionando a diferença de germinação entre as espécies dos porta-enxertos. A espécie P. nitida apresentou germinação de 40% aos 30 dias, enquanto que a P. alata apresentou a menor taxa de germinação, com apenas 10% aos 60 dias.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBioma Amazônico
dc.subjectTerra Nova do Norte-MT
dc.titleGerminação e emergência de plântulas de maracujazeiros nativos no bioma amazônico de Mato Grosso.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGerminação
dc.subject.thesagroPlântula
dc.subject.thesagroMaracujá
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroPassifloraceae
dc.subject.thesagroPorta Enxerto
dc.subject.thesagroFusariose
riaa.ainfo.id1151254
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-26
dc.contributor.institutionLUCAS MENEGASSO LORENZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; MARIA SHIRLYANE PEREIRA DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; CARLOS ANTÔNIO TÁVORA DE ARAÚJO, COOPERATIVA AGROPECUARIA MISTA TERRANOVA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace