Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151320
Título: Diagnose nutricional em plantações clonais de P. taeda após fertilização mineral e aplicação de resíduo celulósico.
Autoria: BRUMAT, A. E. L.
MOTTA, A. C. V.
MAEDA, S.
Afiliação: ANA ELISA LYRA BRUMAT, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANTONIO CARLOS VARGAS MOTTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; SHIZUO MAEDA, CNPF.
Ano de publicação: 2022
Referência: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 9., 2022, Brasília, DF. Inovações, desafios e oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social: anais. Brasília, DF: SBEF, 2022. p. 199-202.
Conteúdo: Avaliou-se o uso de resíduo da indústria de papel reciclável, calcário e adubo no crescimento de mudas clonais de P. taeda em região de baixa fertilidade em Santa Catarina. O experimento está localizado em Rio Negrinho, cultivo clonal de 3 anos, conduzido em DBC e cinco tratamentos (T1- Controle; T2- RAPR= 25 t/ha de resíduo alcalino de papel reciclado (RAPR); T3- CALC= 2 t/ha de calcário dolomítico; T4- RAPR+CALC= 25 t/ha de RAPR + 2 t/ha de calcário dolomítico; T5- Completo= 25 t/ha de RAPR + 2 t/ha de calcário dolomítico + 100 kg/ha de P2O5 + 90 kg/ha de K2O) e quatro repetições. Determinou-se DAP, altura, área basal, volume de tronco, ICA e IMA. Maior crescimento foi obtido na aplicação do tratamento completo e indicam carência de um ou mais elementos. A aplicação isolada de calcário não proporcionou aumento no crescimento.
Thesagro: Clone
Pinus Taeda
Celulose
Palavras-chave: Fertilização
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maeda-Diagnose-nutricional-em-plantacoes-clonais-de-P.-taeda-2022.pdf245,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace