Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151647
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDUARTE, D. S.
dc.date.accessioned2023-08-18T18:57:01Z-
dc.date.available2023-08-18T18:57:01Z-
dc.date.created2023-02-10
dc.date.issued2022
dc.identifier.citation2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151647-
dc.descriptionA região Nordeste é a região maior produtora de caprinos e ovinos do país. No entanto, problemas de ordem sanitária têm reduzido seu potencial produtivo. Entre esses destaca-se a mastite, infecção causada por microrganismos patogênicos. Visando explorar o potencial antimicrobiano de plantas nativas, esta pesquisa avaliou a atividade antimicrobiana do óleo essencial de Lippia grata encapsulado em nanopartículas de quitosana ou trimetilquitosana. Com isso foi possível desenvolver uma formulação com ação sanitizante contra cepas de Escherichia coli e Staphylococcus aureus, causadoras da mastite em cabras leiteiras. As nanopartículas foram preparadas via gelificação iônica com tripolifosfato de sódio e encapsuladas com óleo essencial de L. grata. A eficiência de encapsulamento foi de 77% e 82 % para as nanopartículas de quitosana (NPQUI+OE) e trimetilquitosana (NPTMQ+OE), respectivamente. A caracterização por espectroscopia no infravermelho apresentou mudanças nos padrões de bandas NH2 e OH, indicando a formação de nanopartículas. Técnicas como antibiograma, concentração bactericida mínima (CIM), concentração inibitória mínima (CBM) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostraram atividade para o óleo essencial, as nanopartículas e as formulações de detergente. A amostra com maior atividade antimicrobiana foi a NPTMQ+OE, com CIM e CBM < 15,62 ppm. Para as quatro formulações de detergente propostas, as características físico-químicas foram adequadas, com exceção daquela com NPOEQUI, em que houve formação de fase. Desta forma, foi demonstrado que o óleo essencial de L. grata apresenta atividade antimicrobiana, sendo potencializado pelo encapsulamento. O encapsulamento permitiu agregar também ação bactericida à base detergente comum, sendo uma alternativa para a tratamento da mastite por meio da higienização do material a seu utilizado durante a ordenha.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSegurança zoossanitária
dc.subjectQuitosana
dc.subjectMastite
dc.subjectPlanta nativa
dc.subjectLippia grata
dc.subjectNanopartícula
dc.titlePreparação de formulação sanitizante à base de óleo essencial nanoencapsulado visando o controle de doenças em caprinos e ovinos.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCaprinocultura
dc.subject.thesagroCaprino
dc.subject.thesagroDoença Animal
dc.subject.thesagroPlanta Medicinal
dc.subject.thesagroAntibiótico
dc.subject.thesagroÓleo Essencial
dc.subject.thesagroCabra Leiteira
dc.subject.nalthesaurusChitosan
dc.subject.nalthesaurusAntibiotics
dc.subject.nalthesaurusMedicinal plants
dc.subject.nalthesaurusGoats
dc.subject.nalthesaurusSheep
dc.subject.nalthesaurusEssential oils
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciências dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, BA. Orientada por Douglas de Britto, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent276 f.
riaa.ainfo.id1151647
riaa.ainfo.lastupdate2023-08-18
dc.contributor.institutionDIRLIANE SANTOS DUARTE.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertacao.Formulacao-sanitizante-a-base-de-oleo-essencial.-2022.pdf2.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace