Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151680
Título: Desvios da precipitação decenal pelo método da média móvel: município de Marcelino Ramos, RS.
Autoria: OLIVEIRA, N. de Q.
KNOBLAUCH, M. B.
SOARES, M. T. S.
WREGE, M. S.
Afiliação: NICOLY DE QUADROS OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MARIANA BORBA KNOBLAUCH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS, 11., 2022, Curitiba, PR. Anais...Campinas, Galoá, 2022.
Páginas: p. 8.
Conteúdo: Este trabalho analisou os desvios da precipitação pluviométrica sazonal entre 1990 e 2020 pelo método da média móvel, no município de Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com base na série histórica da precipitação pluviométrica diária registrada no município. Foram calculadas para o período a precipitação acumulada por trimestre, a normal climatológica trimestral, médias móveis para intervalos de 10 anos, os seus desvios e respectivas tendências por análises de regressão. O método permitiu identificar tendências temporais nos quatro trimestres avaliados, como diminuição da precipitação na primavera e no verão. Recomendamos a intensificação dos estudos voltados à compreensão das anomalias climáticas na região, para subsidiar técnicas e políticas públicas voltadas ao setor agrícola e silvicultural.
Thesagro: Chuva
Palavras-chave: Tendência climática
Disponibilidade hídrica
Série temporal
ISBN: 978-65-89463-35-1
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
galoa-proceedings-simpos-2022-154479.pdf129,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace