Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151987
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, J. O.
dc.contributor.authorSTIEVEN, A. C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, D. A.
dc.contributor.authorWRUCK, F. J.
dc.contributor.authorCAMPOS, D. T. da S.
dc.date.accessioned2023-02-28T17:57:26Z-
dc.date.available2023-02-28T17:57:26Z-
dc.date.created2023-02-28
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151987-
dc.descriptionOs microrganismos são componentes importantes do solo e influenciam direta ou indiretamente a vida presente nele e parâmetros biológicos e bioquímicos são capazes de refletir os impactos resultantes da utilização de práticas agrícolas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a população microbiana de um solo sob o sistema de integração lavoura pecuária floresta, comparando-o com a mata nativa e o plantio convencional, em duas coletas, uma no período de chuva, mês de Março e outra no período de seca, mês de Outubro de 2010, sendo o solo coletado na profundidade de 0-5 cm. Os tratamentos T1, T2 e T3, consistiram em iLPF com linhas simples, dupla e tripla de eucalipto, respectivamente, e nas entrelinhas plantio rotacionado de soja, milho e braquiária, T4 consistiu em área de mata nativa, e T5 área de plantio convencional com rotação de soja, milho e braquiária. O tratamento que mais se destacou foi a rotação de lavoura e pasto. A seca propiciou melhor desenvolvimento das UFCs para todos os microrganismos. O manejo afetou as populações encontradas no solo. Todos os tratamentos sob o sistema iLPF não se diferenciaram da mata nativa, em pelo menos uma das coletas, principalmente o tratamento com linha tripla, o qual durante a seca, demonstrou que estes tratamentos estão se assemelhando as condições encontradas na mata.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIntegração Lavoura Pecuária Floresta
dc.subjectDiluição seriada
dc.subjectUFCs
dc.subjectChuva e seca
dc.titleNúmero de actinomicetos, bactérias e fungos em solo sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroActinomiceto
dc.subject.thesagroBactéria
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id1151987
riaa.ainfo.lastupdate2023-02-28
dc.contributor.institutionJOSIVANNY OLIVEIRA SANTOS, UFMT; ANA CARLA STIEVEN, UFMT; DAFNE ALVES OLIVEIRA, UFMT; FLAVIO JESUS WRUCK, CNPAF; DANIELA TIAGO DA SILVA CAMPOS, UFMT.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
cbcs-2011-3.pdf270.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace