Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152066
Título: Tolerância de cultivares e linhagens de feijão-caupi ao herbicida Imazamox.
Autoria: SILVA, A. C. A. da
IKEDA, F. S.
CAVALIERI, S. D.
GHENO, E. A.
MENEZES JUNIOR, J. A. de
SANCHEZ, F. B.
WOIAND, H. M. G.
Afiliação: ANA CAROLINA APRIGIO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; ELIEZER ANTONIO GHENO, COACEN; JOSE ANGELO NOGUEIRA DE MENEZES JUN, CPAMN; FERNANDO BRENTEL SANCHEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; HELEN MAILA GABE WOIAND, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 32., 2022, Rio Verde. Plantas daninhas e suas interações nos sistemas de produção agrícola: anais. Londrina: SBCPD; Rio Verde, GO: Universidade de Rio Verde, 2022. p. 246.
Conteúdo: Sabe-se que a interferência das plantas daninhas na cultura do feijão-caupi diminui em até 90% sua produtividade, porém há falta de herbicidas e estudos voltados ao uso de herbicidas nessa cultura. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a tolerância de seis cultivares (BRS Itaim, BRS Guariba, BRS Imponente, BRS Nova Era, BRS Pajeú, BRS Tumucumaque) e seis linhagens (CO3, FR22, FR26, IN11, IN35, IN49) de feijão-caupi à aplicação de 60 g i.a./ha de imazamox em pós-emergência (com e sem aplicação). O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso em parcela subdividida com quatro repetições. O experimento foi capinado durante todo o ensaio. Foram atribuídas notas visuais de intoxicação aos 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação (DAA) na escala de 0 a 100%. Na colheita, avaliou-se o número de plantas por metro, o número de vagens por planta e o números de grãos por vagem, além da massa de 1000 grãos e o rendimento. Procedeu se à análise de variância com comparação de médias pelo teste de Tukey a 5%. Aos 28 DAA, os materiais com maior fitointoxicação do herbicida imazamox foram as cultivares BRS Guariba e BRS Itaim e as linhagens FR22 e a FR26, embora a fitointoxicação tenha sido menor do que 17% em todos os materiais. Houve redução de estande de plantas apenas na cultivar BRS Nova Era, de massa de 1000 grãos na cultivar BRS Imponente e de comprimento de vagem nas linhagens FR22, IN11 e IN35, embora a redução em relação à testemunha tenha sido menor do que 13% para essas variáveis. Além disso, não houve efeito do herbicida em relação ao número de grãos por vagem, vagens por planta e rendimento da cultura. Desse modo, conclui-se que as cultivares e linhagens avaliadas de feijão-caupi são tolerantes ao herbicida imazamox.
Thesagro: Fitotoxicidade
Herbicida
Vigna Unguiculata
NAL Thesaurus: Imazamox
Palavras-chave: Feijão-de-corda
Feijão-Caupi
Tolerância
ISBN: 978-65-997142-7-6
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2022-cpamt-fsi-cbcpd-tolerancia-cultivares-linhagem-feijao-caupi-herbicida-imazamox-246.pdf685,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace