Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152149
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, K. R. G. dos
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.date.accessioned2023-03-07T13:52:28Z-
dc.date.available2023-03-07T13:52:28Z-
dc.date.created2023-03-07
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 16., 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152149-
dc.descriptionEm Passiflora, a maioria das espécies é diploide com 2n = 12, 18, 20 ou 24, e algumas tetraploides (2n = 24), havendo relatos também de hexaploides (2n = 36) e octoploides (2n = 72). Diversos números básicos já foram propostos para o gênero baseando-se tanto em dados citogenéticos como moleculares, sendo x = 6 o mais aceito atualmente. Considerando-se a diversidade cario- lógica do gênero, o objetivo deste trabalho foi determinar o número cromos- sômico e localizar a distribuição de sequências repetitivas de DNA no carióti- po de espécies de Passiflora pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Maracujá da Embrapa Semiárido. As espécies avaliadas foram P. misera Kunth, P. cincinnata Mast. e P. foetida L., todas mantidas no BAG de Maracujá, localizado no Campo Experimental da Caatinga, em Petrolina, PE. Raízes foram coletadas e pré-tratadas em 8-hidroxiquinoleína e fixadas em Carnoy 3:1. O preparo de lâminas foi realizado com a técnica de esmagamen- to, sendo utilizada a hibridização fluorescente in situ com sondas de DNAr 5S e 35S marcadas com fluorocromos rodamina ou fluoresceína. As células em divisão mitótica foram fotografadas em microscópio de epifluorescência Leica equipado com câmera digital. Observou-se 2n = 12 cromossomos para P. misera, 2n = 18 para P. cincinnata e 2n = 20 para P. foetida. Foi observada a presença de seis sítios proximais de DNAr 35S e quatro sítios de DNAr 5S em P. foetida, quatro sítios proximais de DNAr 35S e dois sítios de DNAr 5S em P. misera, e quatro sítios de DNAr 35S subterminais nos cromossomos menores em P. cincinnata. A análise citogenética comparativa tem sido uma estratégia eficiente para caracterização de acessos de BAGs, contribuindo também para a definição de níveis de ploidia desses materiais em apoio aos programas de melhoramento genético.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Documentos, 308).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCromossomo
dc.subjectDNAr
dc.subjectMaracujazeiro
dc.titleCaracterização citogenética em acessos de Passiflora L. do Banco Ativo de Germoplasma de Maracujá da Embrapa Semiárido.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMaracujá
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusPassiflora
dc.subject.nalthesaurusPassiflora edulis f. edulis
dc.subject.nalthesaurusPassion fruits
dc.format.extent2p. 19.
riaa.ainfo.id1152149
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-07
dc.contributor.institutionKEDMA RAÍSSA GOMES DOS SANTOS, Bolsista CNPq; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caracterizacao-citogenetica-em-acessos-de-Passiflora.pdf497.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace