Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFEITOSA, S. M. R.
dc.contributor.authorGOMES, J. M. A.
dc.contributor.authorANDRADE JUNIOR, A. S. de
dc.date.accessioned2023-03-16T18:50:26Z-
dc.date.available2023-03-16T18:50:26Z-
dc.date.created2023-03-16
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA, 9.; ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO, 9., 2011, Brasília, DF. Anais... Políticas públicas e a perspectiva da economia ecológica. Brasília, DF: ECOECO, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152431-
dc.descriptionA urbanização em Teresina - PI, intensificada nos anos 1990, provocou modificações em suas superfícies pela supressão crescente da vegetação, nas duas últimas décadas. A partir de então, o comportamento dos elementos climáticos foi alterado, passando a população a sentir os efeitos principalmente na temperatura do ar, cujo aumento repercute em maior calor e desconforto na cidade. O objetivo geral do estudo é identificar as alterações na temperatura média do ar, temperatura mínima do ar, temperatura máxima do ar, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica, ocorridas na dinâmica espacial e temporal do clima provocadas pela expansão urbana entre 1977 e 2009. O objetivo específico é identificar alterações nos elementos meteorológicos onsiderando-se o período chuvoso e o período seco. Os dados meteorológicos foram submetidos à análise estatística, cujos resultados indicaram temperaturas anuais abaixo da média em 1985, sendo 1983 e 1998, os anos mais quentes da série. De 1992 a 2009, quando a cidade já perdera parte da vegetação, a temperatura média do ar e a temperatura mínima do ar apresentaram-se mais elevadas que o período de 1977 a 1991, não se verificando mudança no comportamento da temperatura máxima do ar, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica. O aumento da temperatura mínima do ar pode estar relacionado com evolução urbana e redução de áreas verdes, e contribui para o aumento da temperatura média do ar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÁreas verdes
dc.subjectTemperatura do ar
dc.titleReflexos da expansão urbana na tendência climática de Teresina - PI no período de 1977 a 2009.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroClima
riaa.ainfo.id1152431
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-16
dc.contributor.institutionSÔNIA MARIA RIBEIRO FEITOSA, SEMAR/PI; JAÍRA MARIA ALCOBAÇA GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexosExpansaoUrbanaTendenciaClimaticaESBEE9.2011.pdf421.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace