Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152625
Título: Liberação de K pelo flogopitito em um argissolo cultivado com coqueiro anão verde irrigado.
Autoria: SOBRAL, L. F.
LISBOA, A. M. S.
FONTES JUNIOR, R. C.
SANTOS, E. C. S. dos
MARTINS, E. de S.
Afiliação: LAFAYETTE FRANCO SOBRAL, CPATC; ACACIA MARIA SANTOS LISBOA; ROBINSON CRUZ FONTES JUNIOR, CPATC; ERLANIA CRISTINE SAMPAIO DOS SANTOS; EDER DE SOUZA MARTINS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e aprodução de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. Fortaleza: SBCS, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A quantidade de potássio removida pelo coqueiro é alta, pois a floração, a frutificação e a maturação dos frutos ocorrem simultânea e continuadamente, o que demanda adubações constantes. O KCl é a fonte de potássio mais usada no coqueiro. Entretanto o Brasil somente produz 12% do potássio que consome e a utilização de fontes alternativas poderá, portanto diminuir a dependência do País quanto ao citado insumo. O flogopitito é uma rocha que ocorre no estado da Bahia e que contem K em sua composição. O experimento está sendo conduzido em um Argissolo Amarelo do Platô de Néopolis, Sergipe. O delineamento experimental é de blocos ao acaso com sete tratamentos sendo três níveis de K2O 0,6, 1,2 e 1,8 kg planta-1 ano-1 e três níveis de flogopitito 7,56, 15,12 e 22,68 kg planta-1 ano-1 os quais são equivalentes aos níveis de K2O, mais uma testemunha sem K. As doses foram calculadas considerando 7,93 % de K2O no flogopitito e o limite de 5 t há-1. Os teores de K no solo diminuíram com o tempo em função da remoção pela cultura e ou lixiviação. Os dados indicam que o flogopitito liberou K durante o período.
Thesagro: Argissolos
Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CPATC-689.pdf39,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace