Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOULART, C.
dc.contributor.authorFLORES CANTILLANO, R. F.
dc.contributor.authorAGUIAR, G. A.
dc.contributor.authorKIRINUS, M. B. M.
dc.contributor.authorMELLO-FARIAS, P. C.
dc.contributor.authorMALGARIM, M. B.
dc.date.accessioned2023-03-23T20:50:19Z-
dc.date.available2023-03-23T20:50:19Z-
dc.date.created2023-03-23
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSemina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 43, n. 4, p. 1737-1756, jul./ago. 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152671-
dc.descriptionO pessegueiro (Prunus persica) apresenta grande impacto econômico global, por produzirem frutos apreciados em todo o mundo. Seus frutos climatérios amadurecem após a colheita, além disso, possuem alta perecibilidade pós-colheita. O objetivo deste trabalho foi buscar alternativas que ampliem ainda mais o tempo de armazenamento evitando-se o decaimento da qualidade dos pêssegos, utilizando o sistema refrigerado convencional (SAR) em contraponto com a atmosfera controlada (SAC) e dinâmica com ultrabaixo oxigênio (SAUO). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em um esquema fatorial 3 x 6 (3 sistemas x 6 períodos) de armazenamento, e treze parâmetros analisados pelo teste análise de variância, significância pelo teste Tukey e regressão. Os valores de sólidos solúveis variaram de 12,72ºBrix a 16,07ºBrix, a acidez titulável reduziu ao longo do armazenamento, já o pH apresentou variação significativa a partir de 40 dias entre os sistemas utilizados. A relação SS/AT alcançou os melhores índices no SAUO até 40 dias, já a firmeza de polpa e a perda de massa apresentaram redução nos SAC e SAUO, contrastando com elevada coloração da polpa. Açúcares redutores e não redutores apresentaram redução no SAC e SAUO aos 30 e 40 dias de armazenamento, já para os compostos fenólicos e atividade antioxidante, nestes sistemas, com 30, 40 e 50 dias os valores mantiveram-se semelhantes. Os carotenóides foram mantidos até 40 dias no SAUO. O SAC manteve os melhores parâmetros de qualidade físico-químicos analisados, juntamente com SAUO, sendo ambos os mais indicados. Os compostos fitoquímicos analisados neste estudo apresentaram poucas alterações durante os dias de armazenamento nos sistemas analisados.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.titlePreservation of cv. Jubileu peaches in a conventional cold storage system under a dynamic controlled atmosphere.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPrunus
dc.subject.thesagroPrunus Persica
dc.subject.thesagroPêssego
riaa.ainfo.id1152671
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-23
dc.contributor.institutionCAROLINA GOULART; RUFINO FERNANDO FLORES CANTILLANO, CPACT; GABRIEL ALMEIDA AGUIAR; MARINES BATALHA MORENO KIRINUS; PAULO CELSO MELLO-FARIAS; MARCELO BARBOSA MALGARIM.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo-Cantillano.pdf655,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace