Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153153
Título: Espacialização dos sedimentos exportados em diferentes tipos de solos na bacia hidrográfica do Rio Iquiri (Ituxi)- AC.
Autoria: FERREIRA, R. R. M.
RODRIGUES, G. DE P.
NOGUEIRA JUNIOR, L. R.
MENDES, A. M.
TOSTO, S. G.
Afiliação: ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CNPM; GABRIEL DE PAULA RODRIGUES, BOLSISTA EMBRAPA TERRITORIAL; LAURO RODRIGUES NOGUEIRA JUNIOR, CNPM; ANGELO MANSUR MENDES, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 20., 2023, Florianópolis. Anais [...]. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2023.
Páginas: p. 93-96.
Conteúdo: O planejamento do uso e cobertura da terra visa subsidiar um manejo adequado da bacia hidrográfica com vistas a evitar a sua degradação. Para melhor entender e prever os sedimentos exportados têm sido proposto o software InVest (Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs) no módulo SDR (Sediment Delivery Ratio). O objetivo do estudo foi espacializar e estimar os sedimentos exportados em diferentes solos e usos na área de estudo da bacia hidrográfica do rio Iquiri (Ituxi) em Acrelândia- AC. As maiores taxas de sedimentos exportados foram em áreas de Argissolo vermelho amarelo com 267,19 Mg/ano em seguida com menores valores as áreas de Latossolo vermelho 53,72 Mg/ano e Argissolo vermelho 35,02 Mg/ano. As áreas de Argissolo vermelho amarelo com pastagem sem invasora e lavoura perene são mais susceptíveis a exportação de sedimentos.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Erosão Hídrica
NAL Thesaurus: Amazonia
Palavras-chave: Modelagem
Gestão territorial
ISBN: 978-65-89159-04-9
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6120.pdf848,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace